Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
02
Fev 20
publicado por primaluce, às 10:00link do post | comentar

E se há obra que seja um fascínio, é esta*:

Holbein-Ambassadors-NG.jpg

Vejam-na em Londres, ou de preferência aqui:

Onde se podem aproximar muito mais, para ver alguns dos seus melhores detalhes. Todos cuidados e todos preciosos. Porque cada um desses detalhes conta. I. e., faz alguma diferença (ou a maior, dizemos nós), porque acrescenta «adjectivos visuais» à história que se está a querer contar:

detalhe tapete HansHolbein.jpg

(claro que as imagens têm direitos)

detalhe tapete HansHolbein-3.jpg

Mas esta está acessível a todos:

Recomenda-se

Por fim, a razão deste post num ciclo sobre círculos entrelaçados: é por se tratar de uma prova (provada?) de que há uma Beleza Sensível e uma Beleza Inteligível.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~

*E talvez já tenhamos escrito sobre ela? Quanto aos círculos entrelaçados acredito que não os vejam assim..., tão directamente. Mas a partir do momento em que se pressentem, ou descobrem, voltam a estar presentes. A serem alegoria, ou mnemónica, de alguma ideia.

E mais: houve/há um tapete chamado Holbein Rug.

Será porque os Holbein tiveram tapetes desse tipo, ou desenho específico? Será porque, concretamente, lhes pertenceu? Ou porque Christopher Alexander o reconheceu (ou semelhante) neste quadro, que incluímos no post de hoje?


mais sobre mim
Fevereiro 2020
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
15

16
17
20
21
22

23
24
25
27
29


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO