Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
28
Fev 20
publicado por primaluce, às 00:00link do post | comentar

Já lá vai algum tempo, e por isso, à distância e com lucidez, ainda achamos que este post é nosso.

Particularmente destacamos a passagem seguinte, em que se alertou para a relação (muito directa) entre Teologia e Arquitectura:

 

"Num tempo em que (em geral) ainda se supunha que os Estilos atravessavam a Europa de uma ponta à outra, sempre uniformes, como se não tivesse existido a Reforma e a Contra-Reforma Romana. Como se algumas variantes locais (incluindo não só o que passou em Inglaterra, mas também em diferentes regiões europeias), não tivessem sido esforços, denodados, para, exactamente exprimirem a fé de diferentes povos. Povos a que ainda hoje chamamos bárbaros - os que chegados à Europa Cristã em tempos e condições diferentes... - tudo fizeram para aderir a essa fé, para serem aceites. 

Mas, sinais que usaram para se mostrarem também eles cristãos, nalguns casos insistindo (muito) nas suas próprias especificidades."

Algo que - como vamos observando - parece tardar em reconhecer-se.

É um problema de todos, mas em especial para os Historiadores da Arte, que poderiam ter muito que fazer...

E que assim, continuam relegados, para o copiar das cópias, e das citações, sem nada acrescentarem.

Como se a sua geração - num período que é de imensa inovação - não pudesse reler a História com outra mente: rever os Ornamentos com outros olhos, os contributos das Neurociências e da Linguística


mais sobre mim
Fevereiro 2020
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
15

16
17
20
21
22

23
24
25
27
29


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO