Nos primórdios do neogótico inglês houve um “British garden designer” – ou, dizem outros, que acrescentam “and prolific writer” (*1); nesse periodo houve alguém que se chamou Batty Langley, que ficou para História.
E porquê?
Por se ter apressado, mais do que todos os outros (*2), a responder à necessidade dos ingleses em valorizarem (para uma fundamentação político-religiosa*3) toda a sociedade Georgian. Incluindo a Arquitectura e o Design.
Que é como quem diz, os cenários em que decorriam os episódios das vidas dos mais favorecidos
E estando apresentado este tema, resta-nos acrescentar a razão para o termos ido buscar.
Em português corrente, de hoje, Batty Langley terá sido visto como um piroso, e presumido, a ponto de ninguém (os snobs ingleses) querer ter nada a ver com ele. Muito menos, a ler ou a adquirir os seus escritos, ditos prolíficos.
Ora hoje é exactamente este o nosso ponto:
Num tempo como é o actual (do “raios-que-o-partam” do Covid-19), em que dificilmente conseguimos ter vontade, ou sequer paciência, para estar a escrever; agora, pelo contrário, os nossos posts mais antigos (que estão por aí), mesmo que muito sorrateira, ou furtivamente, estão a ser lidos.
Como aconteceu com a obra de Batty Langley - que foi objecto de desprezo e de troça - no entanto, disfarçadamente (com ou sem as máscaras da moda de hoje), todos o liam. E todos procuravam informações nos seus trabalhos.
Abaixo os Jardins da Casa de Orleães, em Twickenham nos arredores de Londres. A zona onde Horace Walpole - foi ele próprio - um dos maiores impulsionadores do Neogótico (*4).
Não nos primórdios, porque de início ia exactamente na mesma linha de Batty Langley (como mostram muitas fotografias de Strawberry Hill), mas mais tarde.
Ele que nasceu em 1717 e morreu em 1797, Horace Walpole veio a contribuir, como se sabe, muitíssimo, para a compreensão da História do Estilo Gótico.
A mesma, para a qual temos produzido – também prolífera – mas que só sorrateiramente (e sem qualquer feedback) é lida, como nos mostram as estatísticas Sapo do último mês.
"A garden plan by Langley for Orleans House in Twickenham" - na legenda da imagem
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
*1 Ver em: https://en.wikipedia.org/wiki/Batty_Langley e ainda: https://www.battylangleys.com/
*2 Embora não se deva esquecer a carta de 1712 «Para um novo design» (como resumimos o título) de Anthony Ashley Cooper
*3 Como hoje se percebe ter acontecido, embora a «historiografia oficial» continue a não fazer a relação entre os vários Neogóticos do Norte da Europa, com as opções religiosas da (nova) Igreja Reformada, posterior ao Concílio de Trento, e à designada Contra-Reforma Romana...
*4 Jardins que nos lembram os da Casa Anderson no Porto