... que quando o IADE não nos ouviu criou uma situação dificílima: começando pela da própria instituição!
O que dissemos apresentando documentos, e continuamos a afirmar sobre a validade e importância dos nossos estudos - informação que, mais ou menos pública (?) deveria ter sido dimanada pela Faculdade de Letras*.
Mais ainda, essas nossas informações - apesar de corroboradas pelo nosso orientador de doutoramento - foram olhadas pelos dirigentes do IADE e actual Reitor Carlos Duarte, com a maior das sobrancerias:
Como se estivéssemos a mentir? Como se o que se estava a informar fosse inacreditável? Pois bem, sem dúvida que o IADE nos criou uma situação dificílima, mas também a criou para a própria instituição.
Por isso se escreveu (posts anteriores) que há responsáveis que «limitam» as instituições a que pertencem...
Limitações que são de uma imensa mediocridade, vindas de quem olha os outros de viés, sem focar e sem olhar frontalmente as imagens que estão a ser apresentadas.
Quem quer «perder os sentidos» (i. e. o senso), e não ver ou não querer saber ver, também não está minimamente preparado para aquilo que a Estética exige**:
Porque é a Aisthesis ou Teoria da Sensibilidade, nas palavras em português escolhidas por Saramago, na que é uma extraordinária tradução de um livro de Raymond Bayer.
~~~~~~~~~~~~~~
*E deveria ter sido atendida e sobretudo entendida pelo IADE. Quanto à Faculdade de Letras e seus responsáveis, inicialmente, muito mais responsável foi Vítor Serrão, que travou Maria João Baptista Neto quando a própria nos chegou a dizer que a descoberta justificava uma Conferência de Imprensa. Nada disto inventámos, porque quando saímos do IADE para ir fazer um Mestrado, também nada sabíamos das Origens do Gótico, ou sequer das voltas que MariaJoão Baptista Neto já tinha dado com esse assunto...
**Disciplina que deveria ser essencial numa qualquer Escola de Design -
como C. Alexander tão bem explicou há mais 50 anos!
https://blogs.sapo.pt/profile?blog=primaluce
E - graças a Helena Souto (com Eduardo Côrte-Real e outros responsáveis do IADE em 2001) - vislumbrámos outras perspectivas: dando-lhes «a volta»...http://iconoteologia.blogs.sapo.pt/