Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
20
Out 20
publicado por primaluce, às 09:30link do post | comentar

Então a maioria dos estudos de História da Arte andam errados...

Se... Almada-c.jpgSe a especulação, e análise, geométrico-visual a que Almada submeteu os chamados Painéis de S. Vicente, estiver próxima do processo conceptual (ou subjacente) que originou estes mesmos painéis? - coisa em que não acreditamos* - se...?, então teríamos que concluir que toda a Historiografia da Arte que vem sendo praticada anda completamente enganada.

Só que, e mesmo sem ter ido ver de perto, aqui de longe o que nos parece, é que Almada Negreiros - em toda a sua obra e não apenas nesta - desse modo lançou um importantíssimo grito de alerta a favor da Geometria:

Sim! Para que seja valorizada, para que a vejam, já que existe. 

Por nós continuaremos a percorrer os círculos entrelaçados que tendo sido necessários para explicar e melhor dar a conhecer o Deus cristão, depois «esses círculos» acabaram por ficar. Dando assim origem, por vezes integralmente, por vezes apenas a excertos, visíveis em inúmeras obras da arte religiosa (que nos chegou).Image0025-b.jpgObras que, se bem analisadas, perscrutadas, ouvidas, compreendidas, ou até amadas, são também elas peças únicas; dignas de uma maior consideração. Que em Portugal, como se tem visto, vai - demasiada... - para os ditos Painéis.

Mas enfim, Almada sabia muito. E neste caso o bastante para ter começado o seu Estudo Exploratório por um hexágono. Que é afinal, exactamente o mesmo, que começar pelos Círculos Entrelaçados**. 

Image0025-b-450.E.jpg

Os mesmos de que, repetidamente - e aliado ao seu sentido inicial - temos escrito.

Os mesmos que estão subjacentes, "pour cause", em centenas, ou dizendo mais correcto (sem as contarmos...), em milhares de obras da que é designada Arte Ocidental.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

*Não acreditamos totalmente...

** Ou ainda, o mesmo que ir buscar a planta de uma igreja antiquíssima: Hagia Sophia

Note-se que as imagens são do Público do passado dia 16 de Outubro. A sua qualidade é óptima, mas apesar disso limitadora para a sobreposição que se quis fazer, ao trabalhar com uma imagem que, é nítido, tem um (leve) desvio perspéctico.


mais sobre mim
Outubro 2020
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
14
15
16
17

18
19
21
22
23
24

26
27
28
29
30
31


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO