Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
22
Mar 21
publicado por primaluce, às 12:30link do post | comentar

Melhor dizendo, num tempo em que até para as pessoas terem saúde e se vacinarem, é necessário desencadear acções de marketing e de propaganda, o referido estudo que fizemos de 2001 a 2005, no IHA da Fac. de Letras de Lisboa, para todos os efeitos**, continua escondido por Vítor Serrão (...)

 

Senão vejamos. Chegou-nos este estudo

VÍTOR SERRÃO.jpg

e dentro dele, sobre o que são valores patrimoniais-culturais, diz-se a certa altura:

"Além de evidentes veículos educacionais, símbolos da história, do génio artístico e dos costumes de um povo, os bens culturais nacionais são também importantes recursos do país."

Mas, já agora, e também porque não estamos aqui para esconder nada:

1. na FLUL agradecemos sempre o apoio que nos deram, quando o mesmo existiu. E tivemos motivos (imensos) para nos sentirmos mais do que realizados; concretamente, quando as nossas investigações deram resultados absolutamente inesperados e fascinantes.  

E (ainda), 2. do referido estudo relativo à Avaliação do Valor Económico e Social do Património (acima), coordenado por Catarina Valença Gonçalves, retira-se o contexto - mais amplo - da citação (ver na p. 27):

"I.1 O Sector Patrimonial em Portugal

I.1.1 Introdução

O legado histórico de Portugal, nação com quase nove séculos de existência, traduz-se hoje numa herança patrimonial diversificada, de significativo valor artístico, cultural e natural: entre manifestações materiais e intangíveis, o património cultural português é constituído por um universo heterogéneo e abrangente, que responde a uma longa evolução dos conceitos patrimoniais e se assume como força motriz da identidade e cultura nacionais e factor fundamental do desenvolvimento económico e social. A par de um longo e progressivo reconhecimento dos valores culturais da nação – do estudo à protecção e à divulgação – que, em cada época, foram valorizados de forma distinta, mas sempre cumulativa, o conjunto dos bens culturais que hoje representa o universo patrimonial do país, constitui também um elemento distintivo local ou regional e um importante factor de atractividade dos territórios. Além de evidentes veículos educacionais, símbolos da história, do génio artístico e dos costumes de um povo, os bens culturais nacionais são também importantes recursos do país. Não obstante a conotação material que a palavra “recurso” muitas vezes assume, a herança patrimonial (enquanto conjunto de bens culturais distintos na sua natureza e dispersos na sua geografia) constitui efectivamente um importante recurso nacional, em múltiplas vertentes: histórico, artístico, científico, ecológico e económico. Acresce que, do ponto de vista económico, os bens culturais são (regra geral) bens heterogéneos (únicos) e intransmissíveis (fixos), cujo valor de mercado não é concretizável e cuja natureza geográfica constitui um factor distintivo. Isto é, encontram-se dispersos de forma aleatória pelo território e fazem parte de uma herança não deslocalizável: constituem, portanto, importantes recursos endógenos , tanto de âmbito local, como nacional."

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

* E tudo o que o mesmo inclui (embora descoberto por acaso)

**Ou, para os efeitos que normalmente levam a que haja ensino, e que algum dele seja superior. Ou ainda, que no âmbito do mesmo se faça investigação... Sendo que, obviamente, não é para silenciar os resultados.

Ou seja, apesar de publicado, não é por simplesmente ser mais uma capa, ou mais uma lombada numa estante, que um estudo, por melhor que seja, influi nas lógicas - no modo de agir, ou no enriquecimento cultural - de um país. O que descobrimos, graças a Vítor Serrão, infelizmente - e para maior pobreza do país -, não é para esta geração...   

 

S·T·T·L 


mais sobre mim
Março 2021
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
23
25
26

28
29
30
31


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO