Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
07
Mai 20
publicado por primaluce, às 13:30link do post | comentar

Na nossa profissão sempre nos preocupámos com questões deste tipo: o dimensionamento dos espaços e a suas condições de salubridade.

 

Sobretudo por termos estudado sempre em escolas/liceus bem dimensionados, com corredores largos, salas relativamente amplas, e sem dúvida com pés direitos generosos.

Mais tarde vimos usar as mesmas salas com um maior número de carteiras; mas sobretudo vimos instalações provisórias e novas escolas com dimensionamentos que, já nada tinham a ver com aqueles Liceus que foram construídos pelo Estado Novo, num tempo em que as preocupações sanitárias - ainda relacionadas com a Tuberculose -, obrigavam a dimensionamentos amplos e à máxima salubridade de todos os espaços.

Por isso foram construídos em lotes grandes, um pouco à margem das zonas de maior densidade urbana, formados por conjuntos de edificios bem orientados, com ventilação natural e a máxima insolação.

Enfim, quem diria: que «questões tão antigas», e para muitos já passadas de moda - visto que o AVAC. parecia resolver tudo...; quem diria que essas questões, e uma parametrização muito mais exigente, iriam renascer? 

Num tempo em que tudo parecia poder prescindir da «natureza natural», resolvendo-se os problemas com máquinas e soluções artificiais?

Arquitectura&Design-NovosDesafios-1.jpg

Arquitectura&Design-NovosDesafios-2.jpg

A questão que as imagens acima resumem (na perfeição) é a de uma normal sala de aulas, para 30 alunos, que, cumprindo agora o distanciamento de 2,oo m, só poder passar a ter 8 alunos e o professor. 

Não sabemos se por cá as questões estão a ser analisadas da mesma forma? Passando pelos profissionais competentes na área: em Inglaterra, no AJ NEWS*, os arquitectos colocam a questão, começando pelo ensino primário:

Coronavirus: Can primary schools adapt to a post-lockdown world?

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

* Como podem ver aqui

 

 


mais sobre mim
Maio 2020
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15

19
20
21
22
23

24
26
27
28
29
30

31


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO