Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
19
Jun 21
publicado por primaluce, às 12:30link do post | comentar

... acha que apenas ele conhece, e só ele sabe explicar, a História da Arquitectura.

 

Por isso mesmo - inveja e mesquinharia -, mas sobretudo por se sentir no direito de expulsar e censurar aqueles com quem devia aprender.

Aqui ficam hoje, duas capas e uma contracapa, de dois dos livros que consideramos serem dos melhores para poder compreender a História desta disciplina*:

CHRISTOPHER-ALEXANDER-.jpg

capaLivro-MarkGelernter.jpg

Contra-capaLivro-MarkGelernter.jpg

E com estes a prova de que "presunção e água benta...", mais muita dopamina - em doses excessivas -, faz mal à integridade dos que deviam ser os primeiros a conhecer, e, depois, a dar o exemplo.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

* E ainda, claramente, não esquecendo o trabalho de Vitrúvio, com as respectivas notas - de Justino Maciel - bem lidas e bem assimiladas.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Para que se saiba, numa lista dos mais famosos arquitectos americanos Christopher Alexander aparece em 28º lugar.

Em - What an Architecture Student Should Know, por Jadwiga Kurinska - esta autora refere Mark Gelernter e os conselhos que dá/deu sobre, e para, a formação dos arquitectos. Ver ainda aqui,  porque o que mais nos agrada neste autor, além da grande proximidade entre os nossos pontos de vista, é verificar que somos do mesmo ano. O que, eventualmente (?), permite que coloquemos os assuntos, e os diferentes temas necessários à formação de um arquitecto, com as mesmas bases... 

 


mais sobre mim
Junho 2021
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

15
16
18

20
22
23
24
25
26

27
28
29
30


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO