Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
24
Mar 18
publicado por primaluce, às 23:00link do post | comentar

Livros de qualidade garantida, que os meios de comunicação (especializada), de alguma forma nos trazem: hoje podem-se ouvir.

 

Como é este caso, exemplo de livro(s) que nos interessa particularmente, por se estar convicto da relação antiga entre a Religião e a Arte, que é essencial conhecer.

Primeiro em termos gerais e depois talvez, sobretudo nas universidades*, de maneira mais aprofundada?

Ou ainda quando sabemos, como diz o filósofo Rémi Brague (e pôs legível na capa do seu livro mais recente), que "a religião não morde..."

religiões-DELUMEAU.jpg

Pelo contrário, logo nas primeiras páginas "Des Religions et des Hommes", Jean Delumeau explica (acima a capa desse livro), que as religiões nos trazem a riqueza do conhecimento mútuo, como deixou registado na frase seguinte:

"Notre mot «religion» vient du latin religare qui veut dire «relier». L'homme a vraiement mérité son nom quand il a cherché a se relier à ses morts et donc à un au-delà de la mort." 

~~~~~~~~~~~~~~

 *Mas será que as universidades compram para as suas bibliotecas e para os seus estudantes, livros sobre Filosofia, as Religiões e Antropologia? Ou preferem apenas os livros com ideias vagas, vindas não se sabe de onde. Como disse G. K. Chesterton e U. Eco relembrou em Quem já não acredita em Deus acredita em tudo. Artigo incluido A Passo de Carangueijo, Difel, Lisboa 2007 (p. 305).   

LIVROS que serviriam para se CONHECER A ORIGEM DAS IDEIAS DE BELEZA E DE ORDEM: vindas do COSMOS


mais sobre mim
Março 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

17

20
23

26
28
29
31


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO