Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
22
Mar 18
publicado por primaluce, às 09:00link do post | comentar

... tem sensibilidade e perspicácia suficiente para perceber de onde vem a pobreza.

Pois não é desígnio!

 

A imagem que colocámos no post de ontem - desenhada há muito tempo, corrigida há poucos anos, e associando-lhe dizeres, sobretudo de uma «bondade ingénua» que era muitas vezes característica (do carácter) de A. Quadros; essa imagem e a alusão ao design-desígnio, serve-nos agora para lembrar Marcelo Rebelo de Sousa e o que ontem disse, envergonhando-se, sobre a pobreza em Portugal.

Porque obviamente não é um designio! E sendo claro que muitas vezes é estrutural, no entanto pode-se/deve-se combater. Mas também, claramente, muitos de nós vemos todos os dias, como por exemplo a própria falta de Justiça e muitos dos «métodos sociais em vigor», induzem a pobreza. Quer por não permitir o que seria a normal ascensão social; quer pelos «encontrões» dados a uns e outros, que não são respeitados mas tratados arbitrariamente. Obrigando-os cair do patamar ou do banco onde estavam.

Para A. Quadros o Design vinha de concepções do trabalho típicas do início do século XX, em que as tarefas manuais e artesanais, ou as indústrias de pequenas séries, eram de enorme importância na Economia (tout court, ou economia social).

E nessa sua concepção ele destacava, frequentemente, a figura de Joaquim de Vasconcellos, como há anos também o MUDE conseguiu provar*, por fazer todo o sentido.  

Não temos dúvidas que foi para suprir várias lacunas, também como estas que descrevemos, que fundou o IADE

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

*Assuntos que já abordámos:

http://primaluce.blogs.sapo.pt/a-nocao-de-pertenca-a-um-grupo-306038

http://primaluce.blogs.sapo.pt/numa-certa-escola-de-ensino-que-se-diz-380679

http://primaluce.blogs.sapo.pt/depois-de-um-estudo-que-originou-uma-381025


mais sobre mim
Março 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

17

20
23

26
28
29
31


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO