Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
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Mai 20
publicado por primaluce, às 10:30link do post | comentar

Como é sabido o Gótico foi sempre «ficando», arrastando-se e dando origem a Góticos Tardios, ou ao Gótico Internacional e a outras correntes.

E o Palladian Gothic é uma destas.

 

A Historiografia tradicional não sabe explicar isto, como por exemplo em Portugal já se chamou "Manuelinizante" à Casa da Carreira, de Viana do Castelo; ou a igualmente incompreensível, igreja do Outeiro, no distrito de Bragança (conhecida também como Santuário do Santo Cristo do Outeiro)... 

A nossa tese defendida na FLUL - com o mote que nos tinha sido dado: "À Procura das Origens do Gótico" -  obviamente que, por isso mesmo, foi defendida com um enfoque muito específico e dirigido para o estilo Gótico:

"A Propósito do Palácio de Monserrate em Sintra - obra inglesa do século XIX - Perspectivas sobre a Historiografia da Arquitectura Gótica" *

E foi para ilustrar alguns dos exemplos (internacionalmente) conhecidos como Palladian Gothic  que se inseriram no trabalho as seguintes imagens:

Seteais-1.jpg

Já referida em post anterior: Em primeiro plano o campo de centeio (centeais) que terá estado na origem da designação do local

Seteais-2.jpg

Acima a imagem que nos fez acreditar na hipótese de ter havido, de facto um Arco Quebrado na fachada antiga

ExemploPalladian.jpg

Exemplo inglês, em que um castelinho relembra a muito provável primeira versão da casa de Gérard De Visme. A que William Beckford alugou e onde esteve em Sintra nas suas estadas mais prolongadas. Da Casa que disse ser um barbaraous gothic 

Naturalmente, o Aqueduto das Águas Livres de Lisboa, forçosamente teve também que ser abordado no nosso estudo. Houve até quem quisesse que nos desviássemos, para o estudar, quiçá com outros olhos?, mas sobretudo influência?

Nunca saberemos, pois não aconteceu, felizmente, e  portanto o estudo e o contributo que pudemos dar, pensamos, teve outro valor. Depois pudemos também compreender toda a importância da Iconografia antiga, associada ao Gótico, e respectivas motivações para se ter tornado num estilo marcante para os países do Norte da Europa: em geral os que aderiram plenamente à Reforma iniciada por Lutero.

Mais, pudemos perceber a imensa ligação - directa - entre Religião e Arquitectura  


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