Foi um dos nossos estudos que precedeu a tese do mestrado, feito na FLUL (2001 a 2005) a propósito do Palácio de Monserrate
Esse estudo fez-nos ir a Afife, tentando conhecer uma oficina verdadeira, de estucador.
Muito se passou de então (2002) para cá, mas não me esqueci de Domingos Fontaínha, que entretanto desenvolveu ainda mais a sua Arte, e a sua posição na profissão, como há tempos encontrámos, em noticias de 2021 no Afife Digit@l.
Só esse nosso trabalho do mestrado - Os Estuques de Monserrate - tem 70 pp. as quais, em grande parte, entraram na tese*. Já que como explicámos as intenções decorativas - ou seja, o Programa Estético -, são como uma pele em gesso, que ficou impressa/plasmada nas paredes do Palácio de Monserrate
E dessas 70 páginas ficam aqui apenas as três seguintes (com a respectiva legenda como ficou no trabalho feito em 2002):
"Aspectos da oficina de Afife, que visitámos. Na mesa de trabalho, imagem superior, está um caso exemplificativo da forma de esculpir. De início em barro. O artista-estucador - Domingos Fontainha - explicou-nos como faz.
Para a imagem inferior, pretendia obter o simétrico. Segundo ele não faria sentido responder à encomenda, com quatro meninos, nos cantos do tecto, a olharem para o mesmo lado. Eles devem, todos, dirigir-se para o centro da sala. Era para ele difícil, construir a imagem simétrica. Tentámos ajudar, sugerindo o uso de um espelho, ou de imagens fotográficas (slide), projectadas do avesso..."
Foram talvez sugestões ingénuas as nossas, próprias de quem tem sempre soluções (e visões) teóricas? Mas falhando o lado prático, que tendemos a supor, facilmente realizável...
"Exemplos, de modelos de peças, que podem ser repetidas e posteriormente fundidas nas superfícies em que se queiram aplicar.
Neste conjunto de fotografias, feitas na oficina, parece-nos estar bem explicitada, esta forma de trabalho, em que os estuques não são esculpidos “in situ”, mas sim previamente moldados, e integrados posteriormente no local da obra."
Segue-se depois uma das últimas paginas do trabalho.
"Nesta imagem pode-se ver o Hall Nascente, quando aqui se guardaram (1988) os túmulos Etruscos que Francis Cook, trouxera para a capela do jardim.
O Pavimento deste espaço, em traços largos repete, o desenho do tecto da Sala de Musica. Nas paredes o revestimento a estuque, é o motivo de círculos que se cruzam, segundo uma malha quadrangular, e que designamos por tetrafolio.
Foi o tecto desta sala que ruiu, estando actualmente transformada em estaleiro de obra." **
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* Deste trabalho entrou na tese tudo o que era relativo a Monserrate, ficando de fora (não publicado) a parte relativa a uma breve história dos estuques
** O "actualmente" era relativo a 2004. As duas últimas fotografias tem algum valor documental. A do tecto, porque provavelmente existem poucas ou até nenhumas (?) deste trabalho que era fantástico. E a da zona inferior e pavimento (do Hall nascente), por provar que em determinada data os túmulos etruscos que Francis Cook tinha trazido de Itália - e que actualmente integram o espólio do Museu de Odrinhas -, estiveram resguardados no Palácio depois de um forte temporal...