Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
27
Mar 18
publicado por primaluce, às 00:00link do post | comentar

...e como na nossa agenda estamos «numa de filosofar» que é como quem diz de ser como os Gregos - "Amigos do Saber".

Assim também se apresentam outras e diferentes noções de Cultura, que sem dúvida foram associadas à Arquitectura. 

Vitral-notre-dame.jpg

(Detalhe de um vitral de Notre Dame - vindo de um artigo sobre os restauros de Viollet-Le-Duc*)

Nesta época em que procuramos reforçar-nos, como quem «carrega baterias», abaixo (e como no post de 24 de Março) ficam outros vídeos com o filósofo Rémi-Brague, e a sua vontade de explicar a história, a filosofia e a fé. Com palavras e de forma simples, por vezes quase transparente:

Conferência da Quaresma de 2016, do filósofo Rémi Brague, na catedral Notre-Dame de Paris (o vídeo inclui oração e "Adoração do Santíssimo Sacramento").

Depois, num outro caso questiona-se: "Poderá haver uma Cultura sem transcendência?"

As respostas são de diferentes autores, com perspectivas diferentes de acordo com as respectivas áreas de estudo. Estão aqui, onde se chega a falar da Agricultura e de variedades diferentes de produtos hortícolas; inclusivamente para fazer a sopa, ou para a salada. Por tudo isso ser, quem sabe? (e eles dizem que sim) indissociável da cultura...

Ou, onde também ao abordar a questão da transcendência, se associa a pergunta: poderá esta ter a ver com a Economia?**

Ora, é sabido, que por estes dias, seja em Braga ou em muitos outros pontos do país e da Europa, que aos milhares todos responderão afirmativamente, que sim!

E em muitas cidades de Itália - como há tempos constatámos - nesta altura serão organizadas e feitas inúmeras visitas a monumentos, em que (hoje diremos) a História da Arte, e toda a Cultura, são valorizadas pela especificidade concreta, de alguns factos da História Religiosa e do Cristianismo.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

*Arquitecto que viveu no século XIX (1814-1879, portanto contemporâneo dos arquitectos J.T. Knowles autores de Monserrate). Viollet-Le-Duc pelos seus interesses, e depois pelos trabalhos que realizou, veio a tornar-se especialista a nível mundial da Arquitectura Gótica. Com uma fortíssima incidência, não apenas na «imagética» típica do estilo do século XII, mas também na sua mecânica estrutural (o que veio a reflectir-se em trabalhos posteriores, em várias áreas científicas). Ver em Notre-Dame de Paris, Le Figaro, collection L'Ésprit des Lieux (imagem vem da p. 126).

**Claro que não esquecemos os Ca' Du Art desta vida, que se julgam no direito de impor a sua (FALTA DE) CULTURA aos outros. Seja ela sobre a Arquitectura de Veneza - na área Religiosa/Antropológica - expressivamente patente nas fachadas dos mais belos edifícios da cidade de Itália; ou inclusivamente na área Económica.

Mas esquecendo sim a ideia de -"Les beaux esprits se rencontrent"


mais sobre mim
Março 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

17

20
23

26
28
29
31


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO