Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
19
Mar 24
publicado por primaluce, às 15:00link do post | comentar

... não pelo que escreveu, mas pelo que promoveu. 

Claro que há memórias na mente, estão ainda nalguns escritos e em casa; havendo também  álbuns e fotografias. Mas, acontece-nos por vezes, ser na Villa, ou até nos arrabaldes de Cascais, que mais nos lembramos daquilo que foi, e o que fez. 

 

A começar por estes livros (editados pela CMC - lista no fim do post),  e em geral pela forma como actuou, delineou ideias e projectos. Também como soube ouvir, nunca acriticamente - porque me lembro, e bem - sei, vejo-o, o meu pai «ficou por cá».

Muito do seu trabalho está por aí, e à vista de todos...

Por isso, com enorme frequência, deparamo-nos com vários sinais dessa sua passagem.

Image0091-C-390PPP.jpg(ampliar)

A imagem acima, com algumas diferenças (que vemos), corresponde ao verso "...da medalha da autoria do escultor João Fragoso mandada cunhar na Casa da Moeda pela Comissão executiva das Comemorações"  (ver em Discursos e Documentação Fotográfica, Edição da Câmara Municipal de Cascais, 1964). 

Image0091-2.jpg

(ampliar)

A bibliografia mostra-o, quer em livros que terão saído ainda em 1964, quer posteriormente.

Mas se também o provam obras materiais - como é a estátua de D. Pedro, junto à sede do Concelho. 

Idem,  ficaram ainda vários eventos, e festas, que anualmente celebram Cascais, e/ou, «atraem a turistada».

A ponto de hoje, muitas vezes apetecer dizer que os seus seguidores empolaram, demasiado, a ideia de que era preciso atrair turistas...

Image0089-C.jpg

(e desta, oh se me lembro!, por exemplo da importância que terá tido a escolha de um granito rosa, da região de Viseu, para se construir o pedestal da estátua. )

Image0092-B.jpg

E no mesmo livro da autoria de Ferreira de Andrade, Cascais - Vila da Corte, Oito Séculos de História, deparo-me (só agora!), com este desenho de Mestre Lapa. A quem teria perguntado - se o tivesse visto há 45 anos - como fez para dar «tanto realismo» ao retrato de D. Pedro I?

Claro que as memórias são imensas, materiais e imateriais: mais ou menos presentes, ou que, facilmente se avivam quando se vêem e lêem os registos e documentos, que os há, alguns feitos propositadamente, para memória futura.

E estes, exactamente por essa intenção com que foram feitos, a precisarem de ser lidos e entendidos, com o conhecimento dos contextos, temporais, em que foram produzidos.   . 

Image0095-b.jpg

(ampliar)

E ainda hoje, por estranho que possa parecer (!), as que foram as Festas dos Pescadores,  celebradas agora como Festas do Mar, nos lembram os 600 anos da Villa de Cacais. 

E, forçosamente, quem tanto se empenhou nessas celebrações *.  Porque, tal como a Feira do Artesanato, tenho para mim que foi ele quem as inventou... ? **

Image0094-2.jpg

Ler em Resultados da pesquisa por “Festas do Mar” – SINTRA E CASCAIS (wordpress.com), onde se diz: 

"Remontando a 1 de Setembro de 1964, as Festas dos Pescadores de Cascais, posteriormente designadas Festas do Mar, surgiram associadas às comemorações do VI centenário da vila (...)"

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

* Quando se vêem os vários livros publicados pela CMC - a propósito e a partir do VI centenário - não faltam referências (assim como fotografias) em que está também o Vice-Presidente D. António Castello Branco

** Claro que, como em todas as invenções (sabemos disto) há quase sempre antecedentes que se encontram: factos e obras que podem ter tido influência para o aprofundar e desenvolvimento de certa ideias e projectos. Muitos deles, dificilmente teriam visto a luz, se não fosse a colaboração fantástica que terá existido (dizemos nós, com base em tudo o que nos lembramos !) entre as duas primeiras figuras que então estiveram na presidência da CM de Cascais. 

Image0097-b.jpg(ampliar).  Note-se que alguns títulos, podem ter sido alterados posteriormente e não estarem certos, como se passa com o Cascais Vila da Corte 


mais sobre mim
Março 2024
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
13
14
15
16

17
18
20
22
23

24
25
26
27
28
29

31


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO