Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
09
Mai 18
publicado por primaluce, às 17:00link do post | comentar

Mesmo sem haver doutoramento, aqui não se desiste de provar como nasceram as formas dos estilos cristãos.

Porque a Arte Medieval está repleta de Ideogramas tradutores das ideias e conceitos que traduziam o Deus Cristão e como era «conhecido» (ou sobretudo dado a conhecer pelos teólogos**)

Image0026-c.jpg

E claro que interessa demonstrá-lo com a mesma bibliografia que se produz e indica para os alunos (como é o caso da página acima) e dos Ideogramas seguintes.

O primeiro retirado de um livro de Edward Norman:

CredoCristão.jpg

E o seguinte de um manuscrito medieval:

P1010070-credo e y-c.jpg

Ambos feitos para explicar a Trindade Cristã: Deus, segundo o Credo chamado de Atanásio.

Igualmente interessante o facto da Arquitectura ter ido buscar esta forma, quer para pequenos detalhes e padrões, quer para a implantação de uma igreja. 

~~~~~~~~~~~~~~~~

*Também de provar como se afasta e se silencia alguém pelas suas ideias inovadoras (capazes de esclarecerem vários enigmas de uma História da Arte que ainda não quis reconhecer vários erros do passado e como continua a ser ensinada).

**Alguns chegam mesmo a explicar que as «subtilezas dos teólogos», sendo altamente complexas, e também muito difíceis de abarcar/compreender, de tal modo que era apenas com o apoio do desenho (e da Geometria), que essas mesmas subtilezas - relativas ao conhecimento do Deus Cristão - era só com o auxílio da Geometria se conseguiam compreender. No fim pergunta-se:

E são IDEOGRAMAS ou DIAGRAMAS. Qual a melhor designação?


mais sobre mim
Maio 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10

13
15
16
19

20
25
26

27
29
30


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO