Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
08
Ago 15
publicado por primaluce, às 12:00link do post | comentar

MJN já sabem quem é, ou confirmam no post seguinte; e quanto ao tema do post de hoje é sobre os textos que MJN também ela nos fez ler.

 

A referida senhora, nossa orientadora de estudos, também nos deu alguma bibliografia como podem ver no doc. abaixo. Aliás, parece-nos muito correcta a ideia que se esboçou, como imagem da transversalidade ou multidisciplinaridade (e de um sentido de troca) que a Universidade, ao mais alto  nível deveria ambicionar criar e proporcionar...*

trocasdebibliografia.jpg

Bem interessante por acaso, e Thanks God que nos tenha dado essa bibliografia.

Menos bem, que descobertas e as premissas em que nos fez trabalhar a Propósito de Monserrate... (como hoje consta no titulo do trabalho em depósito na BN), ela tenha calado integralmente o assunto. A ponto de nos fazer questionar - a todos nós - para que se faz Investigação nas Universidades????**

Portanto do doc. abaixo encontram-se ideias e citações no que escrevemos em Monserrate - Uma Nova História (descubram as páginas):

por_MatildeMateo.jpg

~~~~~~~~~~~~~~~~

*E terá sido muito estúpido ter pensado, como tantas vezes nos aconteceu, que no IHA da FLUL talvez não tenham tido nunca alguém (algum outro aluno) com a experiência profissional acumulada que tínhamos, ou já detínhamos, quando por lá estivemos de 2001  a 2005...? Terão eles tido alguma vez essa percepção: Que alguém com um nível razoável de preparação, não se dispõe ou predispõe, facilmente, a enfiar «o boné de aprendiz» de alguma coisa? Ou que alguém com a nossa experiência «não embarca» em explicações completamente patetas, imaginadas por ignorantes e ainda transmitidas a ignorantes maiores, que não as contestam:

Que impávidos e serenos (deve ser por boa educação que se calam?) engolem explicações inverosímeis, como se há 500 ou há 1000 anos quem produziu as obras, a que hoje se chama Arte fosse totalmente mentecapto?

Claro que quem ganhou fomos nós

**Faz-se investigação para anunciar resultados 10 anos depois? E mesmo assim ainda a esconder o melhor, e o mais importante que se descobriu: materiais que, aconselharia o bom-senso, tivessem sido prontamente divulgados?

Depois há infos a cruzar - pois não inventámos a questão das origens do Gótico. Thanks God (sempre) que fizemos o frete a Maria João Baptista Neto. 


mais sobre mim
Agosto 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
13
14

16
17
18
20
22

23
24
25
26
28
29

30
31


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO