MJN já sabem quem é, ou confirmam no post seguinte; e quanto ao tema do post de hoje é sobre os textos que MJN também ela nos fez ler.
A referida senhora, nossa orientadora de estudos, também nos deu alguma bibliografia como podem ver no doc. abaixo. Aliás, parece-nos muito correcta a ideia que se esboçou, como imagem da transversalidade ou multidisciplinaridade (e de um sentido de troca) que a Universidade, ao mais alto nível deveria ambicionar criar e proporcionar...*
Bem interessante por acaso, e Thanks God que nos tenha dado essa bibliografia.
Menos bem, que descobertas e as premissas em que nos fez trabalhar a Propósito de Monserrate... (como hoje consta no titulo do trabalho em depósito na BN), ela tenha calado integralmente o assunto. A ponto de nos fazer questionar - a todos nós - para que se faz Investigação nas Universidades????**
Portanto do doc. abaixo encontram-se ideias e citações no que escrevemos em Monserrate - Uma Nova História (descubram as páginas):
~~~~~~~~~~~~~~~~
*E terá sido muito estúpido ter pensado, como tantas vezes nos aconteceu, que no IHA da FLUL talvez não tenham tido nunca alguém (algum outro aluno) com a experiência profissional acumulada que tínhamos, ou já detínhamos, quando por lá estivemos de 2001 a 2005...? Terão eles tido alguma vez essa percepção: Que alguém com um nível razoável de preparação, não se dispõe ou predispõe, facilmente, a enfiar «o boné de aprendiz» de alguma coisa? Ou que alguém com a nossa experiência «não embarca» em explicações completamente patetas, imaginadas por ignorantes e ainda transmitidas a ignorantes maiores, que não as contestam:
Que impávidos e serenos (deve ser por boa educação que se calam?) engolem explicações inverosímeis, como se há 500 ou há 1000 anos quem produziu as obras, a que hoje se chama Arte fosse totalmente mentecapto?