Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
17
Jan 24
publicado por primaluce, às 13:30link do post | comentar

Ontem foi um dia cheio de provas

Ou seja, de provas das nossas ideias e teorias. As mesmas que a Universidade de Lisboa, pela mão de professores catedráticos e orientadores (no mínimo pessoas sem carácter, e inqualificáveis cientificamente...), entendeu deitar fora.

 

Essas provas começaram num post da M Lourdes RB, com uma pintura de Vermeer.

Da nossa parte havia disponibilidade de tempo, e mental, portanto apropriámo-nos dela, e fomos evoluindo; como ficou registado neste post.

E assim ficou (guardado, por algum tempo) material para uma posterior continuação, de explorações e investigações visuais (geométricas), a desenvolver.

Mais tarde, apareceu, também no FB, um outro post sobre Arcas e Baús.

Interessante, ou super-curioso, ver o encadeamento de fotografias. Para uma sequência de leitura (criada pelo acaso, ou não?), que assim nos fez lembrar a associação, incontornável (inevitável para nós), entre arcas - objectos de mobiliário doméstico -, e os «edifícios edificados».

Em que estes, em escalas muito maiores, obrigam/obrigaram, como se percebe, a uma tectónica bastante mais exigente, embora partissem do mesmo modelo: vindo do Livro do Génesis.

Talvez que a fotografia da igreja, fosse apenas para localizar uma cidade ou o país, onde mais um baú foi adquirido, para a colecção de Joaquim de Azevedo? Só que, de impulso, logo escrevi o que sabemos que aconteceu:

"Óptimo exemplo. A igreja romano-gótica provém - como se percebe quando se lêem - dos textos de Hugues de Saint-Victor (que viveu nos séculos XI-XII) conhecidos por De archa Noe.

Na igreja de Fátima em Lisboa, na parede onde está o arco que abre para a capela-mor, é mencionada a arca/barca salvífica. Portanto arcas e baús são peças, como diz a etimologia, arcaicas, mas ainda, também, a génese de muitas igrejas e catedrais."

FB-PauloMorais-2.jpg ampliar

E na legenda acima, falta lembrar Philibert De L'Orme **, que em França, deu ainda muito mais força, à ideia da Arca-Barca, como sendo uma tipologia de edificação.

O modelo que seria o mais indicado, ou o obrigatório?, para as edificações domésticas de reis e de nobres, e não apenas para os espaços religiosos. 

 

imagens superiores: vinda daquivindo daqui

 

Onde, para este último caso, retomando informações essenciais, se escreveu, sobre o tecto (e a consequente configuração arquitectónica do espaço): 

"Vindo dos De archa Noe, de Hugues de Saint-Victor. Assunto para se estudar no dia de S. Nunca; ou de preferência, quando no ensino como na administração pública os professores (catedráticos) deixarem de arrastar os pés, com medo de decidirem..."

~~~~~~~~~~~~~~~~~~

* A expressão é óptima e vem de um socialista. Que ainda bem que o reconhece. Não é o socialismo que cria riqueza. Pelo contrário, os seus agentes na administração pública tendem a destruir e a limitar toda a riqueza. Por inveja e demérito, completamente abusivo,  a universidade (cujos agentes são os professores) por si mesmos, e à revelia de instituições como a FCT, decidem anular, valores imateriais - que são fragilíssimos - logo à nascença... Como é aliás muito normal. [Sempre que escrevemos sobre este assunto, há também um lado cómico e anedótico que vem ao de cima... Que aliás, pode ser muito mais explorado. Sendo que, à medida que vamos evoluindo, e percebendo que estamos perante uma enorme quantidade de evidências, é também cada vez mais risível, e ridículo)

** O nome do arquitecto francês - originalmente Philibert De L'Orme - pode estar nos nossos posts, com diferentes grafias; como aliás muitos têm feito, nem sempre adoptando a mesma. Mas já escrevemos vários posts sobre ele. Se quiserem ler é procurar (ou perguntar)


mais sobre mim
Janeiro 2024
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
18
19

21
22
23
25
26
27

28
29
30
31


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO