Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
10
Nov 20
publicado por primaluce, às 14:30link do post | comentar

Pode ser que canse?

 

Sim talvez um dia isso nos aconteça...?

Mas, o que recebemos do país, via FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) para investigar este assunto, em nossa opinião não merece ser dinheiro desperdiçado, e atirado à rua. Só porque alguém prefere que o assunto continue calado.

Assim, ninguém nos poderá acusar de não nos termos esforçado, para ir mais além dos silenciamentos vindos do Ensino Superior  - PÚBLICO!

Depois, várias vezes abordámos o tema - tradução visual do Filioque - na nossa investigação sobre Monserrate, respondendo desse modo à questão que fora colocada inicialmente (na própria FLUL), sobre as Origens do Gótico.

Ora segundo a Google books (que do assunto parece já saber mais do que nós!) a palavra "FILIOQUE", está 8 vezes no nosso trabalho.

Aqui na p. 40:

SEgundoGoogleBooks-filioque-1.jpg

Depois, na p. 157

SEgundoGoogleBooks-filioque-2.jpg

Voltando a ser referida (pela Google books) na p. 167:

SEgundoGoogleBooks-filioque-3.jpg

Poderíamos fazer o mesmo, indo ao (nosso) texto que se entregou à editora, e vendo quantas mais vezes a palavra ocorre, e onde está.

Ou, em sua substituição (e complementaridade), procurando o conceito subjacente, que também é designado "Dupla procedência do Espírito Santo". E isso, seria como fazer um Índice.

Nada contra, antes pelo contrário, pois seria da maior utilidade...

No entanto, há tantas outras «coisas» e outras tarefas mais interessantes e apelativas, como é por exemplo a análise de imagens que vamos encontrando. Algumas localmente - a passear no país -, outras, em tempos de confinamento, aqui, nas redes sociais. 

Capela das Conchas-Viana do Alentejo.jpg

E foi o que aconteceu com a imagem acima. 

Em suma, quem quiser continuar a dizer que não há ideogramas ou ornamentos nascidos directamente da Teologia, enfim, esse alguém só nos faz lembrar as pobres mentes de quem gosta de viver em estado de negação.  


mais sobre mim
Novembro 2020
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
12
13
14

15
16
17
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO