Levando os Quadrifoils para o Facebook
Bem ou mal? Nunca saberemos se esta é a atitude mais correcta...
De qualquer forma estamos a seguir o exemplo de um dos melhores sites dedicados ao Vocabulário Formal da Escultura (mas também de toda a Arte) da Idade Média.
E uma das vantagens deste site (qual verdadeira e enorme plataforma) é a maneira como são associadas - em interarticulação - imensas informações produzidas em contexto de ensino superior (de enorme qualidade!)
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E hoje acrescenta-se à nossa colecção de "Quadrifoils" o que consideramos ser um dos melhores exemplos.
Já que Rudolph Arnheim, para fundamentar a sua teoria sobre O Poder do Centro, foi buscar este exemplo que é incrivelmente comum (entre as representações pictóricas da Mãe de Deus): i. é., a inserção da Virgem com o Jesus Menino, como está (embora só esquemático e até pouco bonito) no centro da moldura ou medalhão.
Molduras e medalhões, que temos para nós, não eram apenas limites das composições, mas, parafraseando, contextos temporais da fé e espiritualidade cristã.
Portanto, quando depois de S. Bernardo (Claraval) ter difundido pela cristandade «o seu amor à Virgem», muitas Igrejas e Catedrais passam a ser-lhe dedicadas: As Notre-Dame, que não foram/são poucas, por essa época esta moldura ou ideograma - quadrifoil - passa a ser usada intensamente.
Por isso está no túmulo do Rei D. Fernando (Igreja do Carmo em Lisboa).