Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
14
Abr 18
publicado por primaluce, às 12:00link do post | comentar

Levando os Quadrifoils para o Facebook

QuadrifoilsNoFB.png

Bem ou mal? Nunca saberemos se esta é a atitude mais correcta...

De qualquer forma estamos a seguir o exemplo de um dos melhores sites dedicados ao Vocabulário Formal da Escultura (mas também de toda a Arte) da Idade Média.

E uma das vantagens deste site (qual verdadeira e enorme plataforma) é a maneira como são associadas - em interarticulação - imensas informações produzidas em contexto de ensino superior (de enorme qualidade!)

∞∞∞∞∞∞∞∞

E hoje acrescenta-se à nossa colecção de "Quadrifoils" o que consideramos ser um dos melhores exemplos.

Já que Rudolph Arnheim, para fundamentar a sua teoria sobre O Poder do Centro, foi buscar este exemplo que é incrivelmente comum (entre as representações pictóricas da Mãe de Deus): i. é., a inserção da Virgem  com o Jesus Menino, como está (embora só esquemático e até pouco bonito) no centro da moldura ou medalhão.  

Quadrifoil Arnheim.jpg

Molduras e medalhões, que temos para nós, não eram apenas limites das composições, mas, parafraseando, contextos temporais da fé e espiritualidade cristã.

Portanto, quando depois de S. Bernardo (Claraval) ter difundido pela cristandade «o seu amor à Virgem», muitas Igrejas e Catedrais passam a ser-lhe dedicadas: As Notre-Dame, que não foram/são poucas, por essa época esta moldura ou ideograma - quadrifoil - passa a ser usada intensamente.

Por isso está no túmulo do Rei D. Fernando (Igreja do Carmo em Lisboa).


mais sobre mim
Abril 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10

15
17
19

22
23
24
25
26
27
28

29
30


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO