Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
16
Fev 24
publicado por primaluce, às 23:00link do post | comentar

Das Caligrafias muitas vezes evoluiu-se para as Micro-Arquitecturas (quer em pintura, quer em escultura). E das  Micro-Arquitecturas observa-se, com imensa frequência*, a transição para a Grande Arquitectura

 

E aqui Grande, não é uma questão de escala, mas porque foram as obras dos «Grandes Autores»:

As dos inovadores e dos pioneiros!

As dos que passaram das experiências a escalas reduzidas, para trabalhos que, muitas vezes, foram concretizados em escalas monumentais. E que hoje são, geralmente - quase regra -, das obras mais consideradas na História da Arte, e na História da Arquitectura.

Mais tarde, e porque replicadas, copiadas ou recriadas, tornaram-se um dia nas peças mais emblemáticas dos estilos. 

Para a Semiologia, essas primeiras composições foram Sintagmáticas, e as réplicas são já Paradigmáticas (paradigmas). Modelos que, alguns, foram repetidos dezenas, e centenas de vezes.

Entre as obras iniciais - as sintagmáticas, porque foi a primeira vez que certos elementos foram reunidos (e nunca antes isso acontecera) - , há algumas obras classificadas como Património da Humanidade.

Ou, integrantes das listas dos melhores valores do património cultural-arquitectónico de cada país

Pela nossa parte, este texto fica agora acompanhado de desenhos também eles experimentais.

ENSAIO-4.jpg

(ampliar)

Já que, é uma regra essencial de toda a experimentação, ir fazendo o caminho em slow motion.

Para nos divertirmos, para o ir gozando

~~~~~~~~~~~~~~~~

* Exemplos muito conhecidos: os túmulos da Rainha Santa, e os de Pedro e Inês (com as peças laterais das arcas tumulares a serem verdadeiras micro-arquitecturas). E em que, em particular nos dois últimos, se vêem formas/fórmulas que, mais tarde, estão iguais, ou muito semelhantes, no Mosteiro da Batalha.


mais sobre mim
Fevereiro 2024
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
14
15
17

18
19
20
21
22
23
24

25
27
28
29


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO