Ao estudar Monserrate e a respectiva arquitectura, era impossível - incontornável, absolutamente - não adquirir informações sobre Horace Walpole.
Vamos buscá-las agora, de novo, porque faz todo o sentido quando se pensa na Cultura Inglesa e a sua projecção para territórios coloniais: concretamente para os USA.
Quando desde 2005, e apesar de todos os nossos apelos, o IADE ignorou as nossa investigações que estão em Monserrate uma nova história, ao fazê-lo ignorou tudo: Quer o que tem a ver com a Historiografia do Gótico, e a importância do que se encontrou; mas também vários temas que são muitíssimo caros às elites culturais (Inglesas e Norte-Americanas, principalmente).
Concretamente sobre as incursões de ingleses, e depois, na sua continuidade também de estudiosos norte-americanos, que continuam - tal e qual como os viajantes do Grand Tour, a quererem conhecer «as melhores fontes» do saber europeu e mundial.
Nós tivemos a sorte - e estão nos nossos estudos de Monserrate - de encontrar importantes informações que hoje se encontram na The Lewis Walpole Library. Naquele que é um reputadíssimo centro de estudos, essencial para o conhecimento do século XVIII:
Não apenas inglês mas europeu e norte-americano
http://www.library.yale.edu/walpole/
Imagem de: http://www.library.yale.edu/walpole/images/research/Bull_TP.jpg
Segundo a Google o termo Horace Walpole empregámo-lo 35 vezes
Depois, se o IADE esconde a Google mostra, sendo - parece - mais eficaz
http://casamarela.blogs.sapo.pt/as-argolinhas-de-um-dos-espacos-mais-4998