Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
12
Abr 24
publicado por primaluce, às 17:00link do post | comentar

Tivéssemos tempo e seria uma compilação bem interessante...

 

Feita com mais ou menos texto explicativo, teria, de certeza, muito razoáveis diferenças, relativamente, ao que em geral tem sido apresentado, sobre o ESCUDO e as ARMAS de PORTUGAL (ver link no fim deste texto*)

Ao estudar Monserrate tivemos claramente a noção da importância daquilo que estávamos a encontrar:

Não só, a certeza que se estava perante uma Arquitectura Heráldica, mas também, e ainda, a perceber/deduzir sobre a proveniência desta Iconografia, vista apenas como Heráldica. Mas que é muito mais do que apenas isso... 

E por este motivo as imagens anexadas ao nosso trabalho de investigação sobre Monserrate foram desdobradas em dois «tipos»: 

ANEXO IMAGENS 1 - DOS PRIMÓRDIOS DO REVIVAL À CASA DE MONSERRATE

ANEXO IMAGENS 2 - UM SÍMBOLO - A SUA ORIGEM E SOBREVIVÊNCIA (é o separador que está a seguir, na primeira imagem)

Depois, apenas a 2ª e a 4ª imagem (o rei D. Sancho I envolto numa Aura em forma de Amêndoa) não estão no nosso livro dedicado ao Palácio de Monserrate (estando todas as outras).

No caso da segunda (ou nesse conjunto de imagens), trata-se da explicação do desenho da chamada Cruz em Aspa. Que está aliás nas bandeiras nacionais de vários países. Imagem que explica também o design de uma insígnia de D. Manuel I.

E na Arquitectura Gótica (inicial) explica todo o misticismo do olhar para o ponto mais alto dos tectos (auge, vindo do verbo latno augere) e assim também a origem das Ogivas

meu-livro-p.263.jpg

(ampliar)MANDORLA-SINÓNIMOS-E.jpg

(ampliar)

fig109.jpg

(ampliar) 

sanchoI-300.jpg

(ampliar)

fig34.jpg

(ampliar)

fig14f-d-450ppp.jpg

(ampliar)

fig14c.jpg

(ampliar)

fig14b.jpg

(ampliar)

Já agora ler também aqui indicações muito específicas 

No fim ainda as imagens de dois exemplos: num post de 15 de Maio de 2022; e a Águia visigótica que supomos está, mais directamente, na génese do escudo português  (como desenhado a partir de um relevo tumular, do Panteão de Alcobaça.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~

* Como prometido deixa-se este link no fim


mais sobre mim
Abril 2024
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11
13

14
16
18
19
20

21
22
23
24
26
27

28
29
30


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO