Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
17
Out 22
publicado por primaluce, às 12:30link do post | comentar

..., ou como quem diz, (defensora) das ideias que passei a defender depois de me terem mandado ir à procura das "Origens do Gótico".

 

Voltamos ao post do Museu de Conímbriga que entendi republicar e comentar. E as reacções de quem sabe sempre tudo melhor, naturalmente não se fizeram esperar... Como se pode ver:

InfosDeConímbriga.jpg

Thanks God, pois podíamos ter feito um qualquer engano que merecesse ser corrigido, e portanto seria de agradecer a atenção.

Mas não, não fora engano, porém continuamos a agradecer a atenção, e a acrescentar mais alguns comentários, exactamente vindos a propósito do "gozo" gerado que para nós é sinónimo de "gozo ignorante" *.

InfosDeConímbriga2+3.jpg

E ainda este outro comentário, que também faz sentido lembrar, pois a nossa expulsão da FLUL - é cada vez mais - uma enorme honra:

"Será ironia adorar (incluindo comentários ignorantes)? Sim adorar ver o habitual paradoxo científico? A não aceitação porque se foi ensinado no contexto de teorias que ainda são as consideradas válidas...? É bom que se saiba da honra que sinto por ter sido expulsa da FLUL, ao ter feito um mestrado em que essas ideias foram suficientemente bem expostas, e portanto tornadas muito incomodativas para os catedráticos!"

Tão incomodativas que era urgente ser despedida!

Quanto a imagens de Conímbriga, que nos ajudaram a ver a importância das imagens criadas na Antiguidade Tardia, para serem postas ao serviço do Cristianismo, recolhemos algumas, como as que se seguem **:

Conímbriga 007-infinito.jpg

Conímbriga 006.jpg

Conímbriga 004.jpg

Para terminar, é importante acrescentar que é em Itália, em muitas obras da Arquitectura Cristã, que melhor se vê a evolução contínua (ou sobretudo muito menos interrupta) entre a iconografia empregue na Antiguidade Tardia, e a dos estilos (cristãos) medievais  

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Nota: todas as imagens se podem abrir em novo separador para melhor leitura.

* "Gozo ignorante" que é sem dúvida alimentado por catedráticos, ainda mais ignorantes...

Razão para várias vezes termos citado M. J. Maciel, e o que explica (por palavras diferentes destas nossas), relativo a um abstraccionismo crescente, e paralelo ao desenvolvimento do cristianismo 

**Claro que, adoraria que alguém fotografasse estes pavimentos com drones, e portanto sem as deformações «perspecticas» das nossas fotos.


mais sobre mim
Outubro 2022
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

18
19
20
21

23
24
25
27
28
29

30
31


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO