... todos os dias foram dela ! (*)
Em particular o dia 27 de Outubro de cada ano.
Por isso hoje é dia de lembrar a quem foi feita a dedicatória do meu estudo sobre Monserrate. Já que em grande parte lhe sou devedora, e é o trabalho mais importante - profissional ou não ? (como queiram - dependendo da perspectiva ! ) - que fiz na vida.
(ampliar)
Aproveitando agora para acrescentar (o que estamos a escrever), sobre o que aconteceu - nada inesperado - logo depois!
Já que a sua inteligência, sageza e perspicácia a fizeram prever os comportamentos futuros. Os que os nossos estudos iriam suscitar, e portanto fazer emergir nas mentes e atitudes dos Profs da Universidade de Lisboa.
Sim! Na verdade, e apesar de tanta ilegalidade, os comportamentos dos supostos responsáveis da Universidade de Lisboa, foram completa, e tipicamente humanos. E portanto previsíveis!
Mas para o pior... Com a aluna a ter a sorte de estar avisada, e em parte «amortecida» pela própria mãe ! (**)
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
(*) Porque existia: Estava viva! Ao que parece, esta ideia era de Fernando Pessoa, sobre a sua própria vida. Ou seja, sobre as memórias, ou biografias que lhe fossem dedicadas. No seu caso a terem que estar balizadas pelas datas em que decorreu a vida do Poeta: de 13.06.1888 a 30.11. 1935.
(**) Se os nossos estudos (de mestrado), tiveram a vantagem de serem feitos depois dos 50, quando já nem é idade para ir à universidade ! Por outro lado, foi também um certo «calejamento» da vida, que nos permitiu a atitude atrevida:
a de desafiar um establishment completamente podre e atávico. Como ainda permanece!
Se ela (de certa maneira foi «minha cúmplice») achou que eu deveria evitar a situação, e por isso me avisou...? O que hoje vejo, é que com o trabalho tão adiantado, e todas as evidências que estavam já perfiladas em SET. de 2004, então teria sido um imenso disparate saír da FLUL, desistindo. Já não era possivel, nem lógico. Era lá que tinha que continuar!