Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
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Mar 22
publicado por primaluce, às 00:00link do post | comentar

.... porém, sim, presentes por aí, há muito tempo e em muitos suportes!

 

Ainda sobre a Mandorla, hoje, ao revisitar o assunto parece-nos que vale a pena recuperar uma ideia nossa que em tempos nos divertiu.

Ideia que – como de costume – resulta da insistência de alguns autores.

Não, não nos referimos a Almada Negreiros, mas a Amadeo Souza Cardoso, em cujas pinturas, por vezes, parece ter estado a preocupação de empregar mandorlas.

Como neste caso.  Mas também neste outro. E ainda neste

Amadeo-3.jpg

(que, dadas as dimensões, se aconselha a ver em novo separador)

É um exemplo que não deixa de nos recordar - mas é só a nós, não se assustem (a historiografia ainda não mudou...!) - os panejamentos que estão em muitas pinturas e outras representações medievais.

Em que, uns e outros  (i.e., uns - os antigos, e outros  - os nossos contemporâneos) terão eles talvez pensado que a mandorla era uma forma mágica [1], que seria necessária estar presente, nas obras que fossem produzidas?

 

Enfim, se tivéssemos dúvidas, aqui estão elas de novo, uma série de mandorlas, como ontem já publicámos, aglutinadas e acomodadas para formar uma nova imagem:

Uma composição onde alguns elementos fossem simples formas - abstractas... - mas em que outras, sendo minimamente legíveis, dão algum sentido à composição.

Amadeo-cabeça.jpg

E onde há detalhes que consideramos inequívocos, a começar pelo seu traçado geométrico

Amadeo-cabeça-300ppp-4.jpg

Amadeo-cabeça-300ppp-5.jpg

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[1] Mas, note-se, usamos esta palavra com todas as reservas, relativamente à arte religiosa medieval, por sabermos que a Igreja – e bem – nunca admitiu a magia. Porque, para a Igreja, algo de extraordinário que fosse conseguido, seria/era sempre resultado da fé dos que acreditam, e nunca de nenhuma magia. Mais, recentemente, em Roma, na consagração pelo Papa Francisco, da Ucrânia e da Rússia ao Sagrado Coração de Maria, esta catequese foi relembrada.  

Voltando às mandorlas que Amadeo usou, repetidamente, considerando o tempo em que viveu, julgamos que não se pode descartar a ideia de algum simbolismo que possa ter atribuído a esta forma (a Mandorla), que, na Idade Média representou o Filioque e a Trindade cristã e depois passou a estar na arquitectura gótica. 

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Um post escrito no contexto de

Medieval Diagram as Subject

MedievalDiagram_subject-150.jpg

Interessantíssimo que o Congresso fosse buscar como imagem a mandorla de que escrevemos desde há 20 anos, e cujo significado alterou o nosso estudo dedicado a Monserrate.

Concretamente, e responde-nos a Google Books, usámos a palavra Mandorla em 13 páginas no nosso livro dedicado a Monserrate.


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