Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
26
Dez 23
publicado por primaluce, às 20:00link do post | comentar

... mas não apenas:

 

Os três padrões seguintes vêm de uma arca tumular de Alcobaça

universo-ISIDOROdeSEVILHA.jpg(ampliar)

Malha_pág.264(7).jpg

(ampliar)

Imagens que já integraram presentes de natal (que demos), porque transpostas para caixas de madeira riscadas e pintadas há anos; tendo o último (acima) sido desenhado em Ai, por uma aluna nossa.

Estas imagens estão publicados por nós desde 2011  ... (e até antes!)

Como supomos/defendemos nasceram em desenhos de Isidoro de Sevilha, tendo sido colocadas nas referidas (duas) Arcas de Alcobaça para significar o Universo. Note-se que somos nós que defendemos esta ideia: abominada/invejada por Vítor Serrão (e talvez também por Fernando António Baptista Pereira?)

Porque - e essa terá sido a motivação para o emprego desta iconografia - Deus, e o Universo, foram/são muitas vezes associados, ou confundidos (*). 

A imagem seguinte explica a origem da Cruz em Aspa (na Mandorla). Forma antiquíssima, que terá nascido como um esquema (depois símbolo) tradutor da "Dupla Procedência do Espírito Santo" (dogma que foi conhecido pela designação Filioque):

Concretamente, da intersecção de dois círculos, como é explicado por James S. Curl (ver em Monserrate uma Nova História, Livros Horizonte, Lisboa 2008, na p. 38)

cruz-em-aspa-sinonimaDaMandorla.jpg(ampliar)

Cruz em Aspa, também chamada Cruz de Santo André.

E a fé deste santo foi tanta (ver aqui), que isso o levou a querer ser crucificado, numa cruz com essa forma.

Na Wikipedia sobre a Cruz em Aspa há também informações, várias, óptimas para ler.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

(*) Por fim note-se que os 3 desenhos/padrões iniciais são a junção do Ad Quadratun com o Ad Triangulun, referido por James Ackerman (a regra estrutural que foi discutida pelos construtores que continuaram e terminaram a Catedral de Milão...)


mais sobre mim
Dezembro 2023
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15

17
18
20
21
22

24
28
29
30

31


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO