Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
01
Mai 19
publicado por primaluce, às 00:00link do post | comentar

Muito antes de J. Képler* «ter permitido» que a representação do Universo, deixasse de ser feita apenas a partir de círculos, e se usasse a elipse

 

Representações que eram alusivas a Deus, e feitas de circulos entrecruzados, ad quadratum ou ad triangulum como James Ackerman estudou a proposito da Catedral de Milão**.

Acontece que a referida "tracerie visigótica" que, vários seculos depois de ter nascido, foi adoptada pelos medievais - de variadas maneiras -, a referida "tracerie" chegou aos dias de hoje.

Recentemente abordámos, em vários posts colocados nas redes sociais, esta questão do foro da Iconografia Cristã

No Facebook, uma outra vez no facebook, e em Casamarela

Image0155-b.jpg

E neste último caso sobre varandas lindas que há em Portalegre

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

*Ver também este post em que se referem os círculos, usados por várias razões, talvez abusivamente, como parece ser a ideia de N. Copérnico, na carta que escreveu ao papa Paulo III.

**Embora não se saiba, exactamente, se Ackerman compreendeu as discussões dos teólogos e dos construtores medievais? Sobretudo as suas hesitações, que em nossa opinião foram reflexo das imensas dúvidas que tinham relativas ao conhecimento de Deus.

Ver aqui


mais sobre mim
Maio 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
29
30
31


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO