...e o que passa, através dos canais de informação para a esfera pública:
http://www.rtp.pt/play/p1867/e197709/visita-guiada - aqui uma Sinopse do que seriam as intenções programáticas, caso fossem cumpridas*
O Palácio e o Parque de Monserrate | 08 Jun, 2015 | Episódio 5
O Palácio e o Parque de Monserrate, em Sintra, são célebres a uma escala internacional desde os inícios do séc. XIX. O Parque é um dos melhores exemplos da arquitetura paisagista europeia da época; o Palácio, uma criação magnífica, híbrida na exuberante mistura de estilos: do mourisco ao gótico medieval. Mas não foram as qualidades objetivas da quinta de Monserrate que lhe conferiram a celebridade, mas Lord Byron, que a visitou porque ali vivera William Beckford, outro dos heróis literários ingleses. Em 1809, Byron cantou num dos seus mais famosos poemas a beleza de Monserrate e transformou-a em ícone do romantismo europeu. Este é um programa que dá a conhecer o Património Cultural português. Património Cultural entendido num sentido alargado e privilegiando as várias regiões de Portugal continental e ilhas. Os mais relevantes edifícios e acervos da História de Portugal. Tratar-se-á, in loco, um objeto por emissão. Os convidados serão historiadores e outros especialistas nas matérias em questão. Sempre que possível, optar-se-á por dar voz e visibilidade à nova geração de investigadores, nomeadamente na área da História. Os destinos surpreendentes, a revelação de novos especialistas, o rigor da informação, a beleza das imagens e o picante da Pequena História por detrás da História são os trunfos que este programa se propõe jogar.
- See more at: http://www.rtp.pt/play/p1867/e197709/visita-guiada#sthash.dpo8WSja.dpuf (idem ver Sinopse)
É assim, tal e qual como está acima, foi deste modo que a RTP anunciou a Visita Guiada a Monserrate.
Pela nossa parte há um comentário que queremos acrescentar: desde 2005 temos tentado tudo por tudo divulgar o nosso trabalho, por se saber das importantes novidades que contém. Se a RTP - talvez, supomos, a maior instituição de notícias e de difusão de informação em Portugal (?) - se esta instituição não está interessada em esclarecer, por meio de uma investigação jornalística, o que se pode estar a passar nas universidades portuguesas a ponto de se esconderem trabalhos, então, se essa «enorme agência noticiosa» descura o que se passa no país, no que deveriam ser os seus centros mais prometedores e fazedores do futuro; então, de pouco vale ao país ter ensino, professores, pais, mães, ou amnhãs...Nada Canta!
Porque são tudo factos e eventos que agora não interessam nada,
a NINGUÉM!
~~~~~~~~~~~~~~~~~~
*Mas de intenções como estas (muito pirosinhas ou bcbg - pour épater le bourgeois) «está o inferno cheio»