Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
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Out 23
publicado por primaluce, às 13:30link do post | comentar

Extractos de um estudo que fizemos em 2002, sobre Patologias da Pedra

Agora com fotografias feitas no local, e obra de renovação/ampliação em curso...

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Detalhe de uma das floreiras, no varandim, sobre a Rua de Olivença.

Onde os enormes lagartões esculpidos, ainda hoje nos transportam (sabe-se lá porquê) para fantasias que são mais típicas de Barcelona?  De Gaudí, e outros...

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Vista do lado Norte da linha do comboio.

Onde a partir de 1914 as carruagens-coche da família Santos Jorge atravessavam facilmente, de Sul para Norte e vice-versa. Já que, as Cocheiras-Garagem nasceram - por uma vontade que é muito clara (e está expressa na concepção arquitectónica da obra). Cocheiras que nasceram justapostas, e à ilharga da linha de comboio, seguindo regras de ocupação urbana, e de design arquitectónico então muito em voga.

Quando aí circulavam, talvez apenas 4 comboios por dia (?), chegando hoje, nalguns horários, a 6 e 10 comboios por hora... 

O edifico de gaveto (na fotografia vê-se mal, atrás da publicidade da BP) foi organizado, como ainda se vê em Lisboa, na Avenida da Republica:

Onde, em vários casos, as frentes - fachada principal, plana e estreita, ou cilíndrica, incluindo as portas de entrada (retoricamente, sempre muito monumentalizadas!). Estas eram rodadas, para estarem alinhadas, a coincidir com a bissectriz do cruzamento (*):

Cruzamento que aqui foi rodo-ferroviário, formado pela Rua de Olivença e a Estrada dos Carris de Ferro. A que então ligava a Lisboa; mas também a Paris, quando o Sud-Express iniciava a viagem no Estoril.  

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(*) Há algumas décadas atrás pudemos ver este mesmo design em Cheynne - na capital do Wyoming (com The Wrangler ao fundo) - em que os cowboys com as suas botas pesadíssimas - as arrastavam (com efeitos sonoros enfáticos, e propositados...) pelas diagonais dos cruzamentos.

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