...e alguns até falam de esoterismo !
Nós dizemos esquecimentos colectivos do significado daquilo que foram simples Ideogramas.
Foi para os re-acordar e fazer luz sobre este assunto, vastíssimo, que decidimos criar o blog Primaluce. Mais tarde ficou claro que tudo isto é uma ICONOTEOLOGIA:
Ou seja, houve uma (imensa) Teologia que se expressou, directamente, através da imagem.
Em arquivo temos uma colecção razoável de círculos entrelaçados que, como dizemos, serviram para mostrar a ortodoxia de todos os que acreditavam num Deus único e trino, em que o Espírito Santo procedia em simultâneo do Pai e do Filho.
Acrescente-se que esta concepção trinitária ficou para a História com a designação de Filioque.
Sabe-se que originou imensas querelas - ainda antes do ano 325, tendo obrigado ao Iº Concílio Ecuménico, convocado pelo Imperador Contantino.
Mas, esta partícula filológica (um sufixo) que Jacques Le Goff várias vezes explicou - pela sua grande relevância - também passou para o que hoje todos chamamos Arte.
Porquê?
RE: Com o objectivo de traduzir, como um sinal diferenciador, aquilo em que uns e outros acreditavam.
Vê-se aqui (1) na arca tumular de Egas Moniz - empregue para traduzir a sua correcção (ortodoxia)
O mesmo, ainda maior, está em Tomar (2), em pedras do Convento de Cristo. Para exprimir a mesma ideia, que é religiosa, e que na Península Ibérica ficou associada ao poder real desde Recaredo (chefe dos visigodos, de quem o imperador Afonso VI, e depois as filhas Teresa e Urraca, eram descendentes).
E em Itália (na 3ª imagem), Ludovico Sforza fez-se retratar com um colar que, mais uma vez, traduz a sua obediência religiosa à fé de Roma.
Como Carlos Magno impôs ao Ocidente (europeu)*...
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
* Perto do fim do artigo da Wikipédia podem ler a posição de João Paulo II e Bento XVI, que tentaram pôr cobro a esta divisão antiquíssima da cristandade; mas cujas marcas ficaram patentes em toda a Arte (antiga) do Ocidente e do Oriente:
"Roman Catholic Church
Popes John Paul II and Benedict XVI have recited the Nicene Creed jointly with Patriarchs Demetrius I and Bartholomew I in Greek without the Filioque clause.[38][237]"
---»Só para as visitas que entraram por Primaluce, ver também em Arte, museus e património
(ou aqui)