Na originalíssima designação geral, que é a das "Casas de Veraneio" - inventada em (e para) Cascais - aquela a que chamamos Casa Leitão, nessa rota cascaense, que é também uma lista (ver aqui), aparece como sendo o Chalet Leitão.
Ora sobre um Chalé ou Chalet,aparece quase sempre associada a ideia de telhados altos e estruturas em madeira; o que é geralmente conhecido como Carpenter's Gothic de que podem ver aqui, muitos exemplos
Mas, do Chalet Leitão em Cascais todos nos lembramos, de imediato, das suas amplas varandas - como verdadeiras salas no exterior - que são suportadas por pilares de ferro, esbeltos e altos, tornando aquela fachada única, e inconfundível.
Na rota da CMC referida acima, o Chalet Leitão é o nº 33 e sobre dele diz-se:
"Datado de 1896 e com projeto de António Dias da Silva, o chalet Leitão implantou-se na Av. D. Carlos (inaugurada em 1899) e faz parte do notável conjunto de edifícios que definem a silhueta ocidental da Baía de Cascais. Neste destaca-se as suas varandas com excecional estrutura em ferro."
Mas o que não se diz, e todos vemos*, é sobre a beleza dos envidraçados laterais, também em estrutura de ferro; assim como as guardas das varandas. Que a par das referidas colunas, todos esses elementos metálicos apostos na fachada frontal (quase) garantem o normal conforto de uma sala de estar. No entanto, e porque esta é uma conquista para o espaço exterior, sobretudo protegem das nortadas, típicas de Julho e Agosto: as ventanias que põem os barcos e os barquinhos a deslizar (ou a voar) nas águas da baía...
~~~~~~~~~~~~~~~~
*E nalguns casos vemos com paixão, pois num outro post já se publicou esta mesma fotografia