Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
16
Nov 17
publicado por primaluce, às 12:00link do post | comentar

Vindas dos que habitaram e conheceram bem o país.

 

Se a constituição geológica do solo orienta e define o destino do homem no lugar, comummente o clima desse lugar determinará a sua vida, amoldando a sua existência física e psíquica e definindo a sua actividade, o seu comportamento, o seu agregado familiar, a sua habitação, o povoado e a região.

A inclemência ou a amenidade do Sol, a ausência ou a abundância de chuvas, a frequência de ven­davais ou a brandura das brisas, paralelamente com a riqueza ou pobreza do solo e seu relevo, a mon­tanha, a planície, o rio e a presença do mg, r, encaminham o homem para o seu destino. Ele observa e estuda todos os fenómenos que o rodeiam, estimulando a sua imaginação. Trabalha e constrói em acordo com todos eles, identificando-se coerentemente com a Natureza.

0 clima, caracterizando o meio, define inexoràvelmente toda a actividade humana — o trabalho,, a alimentação, a psicologia, a família, a,casa.

Embora variado o clima no País, são, no entanto, muito importante as influências climáticas Atlân­tica e Mediterrânea, dominando a última sobre a maior parte desta zona de trabalho e especialmente sobre o Algarve.”

Excerto (com sublinhados nossos) vindo de Arquitectura Popular em Portugal, edição do Sindicato Nacional dos Arquitectos Portugueses, Lisboa 1961, volume 2, p. 279.

O.Ribeiro 001.jpg

Lições que também recolhemos no livro acima, e se recomendam, a todos:

Sobretudo aos «responsáveis deste país»: tão desconhecido, tão mal-amado, tão vergonhosamente desgovernado!

E mais


mais sobre mim
Novembro 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

12
15
18

20
21
24
25

26
28
29


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO