Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
04
Fev 20
publicado por primaluce, às 16:00link do post | comentar

Pois cada vez que se pega num assunto, o mesmo explode em bocadinhos, salta e espirra em todas as direcções...

E altera todas as nossas ideias (pré-) programadas*.

 

Agora, com "Os Embaixadores" de Hans Holbein, talvez por ser uma das obras mais fascinantes - e das mais (super) valiosas da história da pintura - deduzimos que provavelmente o que está exposto na NG não é o original.

Sendo que a cópia falha - e óbvio, que não é o desenho seguinte -, falha dizemos nós, na reprodução do original.

E falhou, exactamente num detalhe escondido, que quem fez a reprodução, supomos, não se apercebeu do que é que se tratava, e da intenção de Hans Holbein**.

A ver vamos, pois é ainda a questão dos círculos entrelaçados (para exprimirem o filioque): que não estão e falham no «fake»...

-gettyimages-90771299-594x594-.jpg

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

* O mesmo que aconteceu no IHA da FLUL, quando por lá passámos em 2001-05: «O Programinha não funcionou»..., estragou-se!
**Enfim, como nos «restauros» de algumas obras de arquitectura: as mentes de hoje não dão valor a alguns detalhes, mínimos, que antes foram significantes. Perde-se o lado do "belo inteligível", e fica só "o sensível". Aquilo que todos vêem.

E assim, tristemente, se retira - no restauro, e na réplica (feita para expôr em museus massificados) -, uma boa parte da riqueza às obras!


mais sobre mim
Fevereiro 2020
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
15

16
17
20
21
22

23
24
25
27
29


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO