Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
29
Fev 12
publicado por primaluce, às 00:00link do post | comentar

… é ter fé (ou talvez apenas «fezada»?) num futuro melhor: ser confiante!

É confiar que com as nossas possibilidades de análise, e o tomar do pulso a uma situação que se apresenta, quase dramática – quer na comunicação social escrita, quer nas televisões; e não só do fim-de-semana, mas também da semana em curso. É acreditar que com inteligência e bom senso, muita «calma activa», vai ser possível superar a Crise.

O pior, contra a falta de optimismo, ou contra a falta de esperança, não é apenas a falta de dinheiro, é o desânimo. É o «desalmarem-se» as pessoas, que não conseguem buscar alma, ou espírito*, na pobreza da realidade contemporânea. Por não ser possível, por não estar lá nada!

Sem vida interior, e a viverem apenas do que lhes é exterior – que é em grande parte comandado pelos meios de publicação e de comunicação.

Ao sabor da máxima leveza, dos flocos e da muita espuma que enche os dias de todos nós, não há pensamento próprio; menos ainda capacidade para elaborar ideias mais complexas, que exigem continuidade entre vários conceitos que se articulam.

Em suma, não há alma… e todos ficam «desalmados»: que é uma palavra horrível, assim como a ideia que traduz!

Ser optimista obriga à manutenção de estratégias pessoais, que podem ser quase únicas – como as impressões digitais.

Parecerão assim, os optimistas estarem contra tudo e contra todos? Sobretudo dos que «bailam de cantarinha à cabeça»**, dizendo que vivem no «melhor dos mundos»? Ou são apenas pessoas diferentes - como provam as pontas dos dedos - a tentarem fazer o seu melhor? E por isso confiam em si, nas suas ideias e no seu trabalho, sem desistirem às primeiras...?

 

A imagem acima significou e representou o Ar e os Ventos, e na sua sequência o Espírito Santo***: por isso pode ilustrar, num total acordo com a Iconoteologia de que temos escrito, a nossa noção de Optimismo. Vem de: Como Reconhecer a Arte Barroca, Edições 70, Lx 1986, p. 14).

Interpretar este Diagrama Medieval, o que fizemos em 2004 e nos deixou absolutamente deslumbrados, é uma tarefa intelectual, espontânea (como nos aconteceu). Própria de quem domina a Geometria Tridimensional, e não para quem, levezinho/a, anda de fonte em fonte, a buscar água, de cântaro na «moleirinha»!

Como se diz no Brasil: "Quem sabe faz, quem não sabe ensina"! 

No nosso caso, foi dessa combinação - entre saber, fazer, ensinar (acrescida de muita ignorância, e da curiosidade que gera) - que ao longo da vida, a ler imagens e esquemas, adquirimos um treino muito razoável. O qual, sem as dificuldades dos alunos, ou o muito que também nos ensinam, nunca nos teria trazido a este ponto.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

*Se quiserem chamem-lhe Psique e Ânimo, que são termos diferentes, mas com significados muito próximos, na semântica antiga. Ou nas Etimologias – a que Isidoro de Sevilha deu a maior importância - por se aperceber que estava a tratar da raiz do Pensamento (?).

Também das Formas Arquitectónicas, acrescentamos nós, lembrando Laurent Gervereau e o seu Dictionnaire mondial des Images.

http://www.decryptimages.net/index.php?option=com_content&view=section&layout=blog&id=1&Itemid=56

**Vazia, sem nada lá dentro, para a vida ser levezinha...

***Em próximos posts daremos algumas informações sobre este Ideograma Medieval, já referido no trabalho dedicado a Monserrate, onde entretanto podem recolher informações em várias páginas. Ver op. cit., pp. 69, 264, 265, 272 e 273.

Voltaremos às listas de U. Eco, onde os conhecimentos se elencam, extraídos dos seus contextos habituais, e vamos celebrar 10 anos do início das nossas descobertas: que nos permitiram perceber a importância da imagem na História. Da Linguagem Visual, de que as Sinalizações e o Design Comunicacional, são herdeiros directos.      


mais sobre mim
Fevereiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

12
16

19
23
24

28


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO