Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
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Fev 11
publicado por primaluce, às 12:17link do post | comentar

As questões político-religiosas e a sua influência na Arquitectura é um tema que em geral, internacionalmente (e por isso também entre nós portugueses), continua muito pouco estudado.

Porquê? Porque se desconhece a origem (e a configuração) de muita da iconografia, específica, e significante, que aludiu a diferentes ideias e temas. Claro que também se desconhecem os respectivos significados das formas que deveriam ser empregues, para se poderem obter determinadas leituras.

A título de exemplo, se nos baseássemos nos dois casos de Sintra, os dois grandes Palácios do século XIX, ditos revivalistas, que apresentam atitudes projectuais totalmente diferentes (um deles «patrocinado» por D. Fernando II, rei consorte, e o outro por um dos homens mais ricos de Inglaterra). Partindo de um diálogo que tivesse por suporte, e fosse buscar vários casos, ora ao Palácio da Pena, ora a Monserrate; de um estudo desse tipo (a fazer um dia), comparativo e baseado na iconografia de um e outro exemplo, sabemos que sairíamos todos bastante mais informados e enriquecidos.       

Num artigo nosso publicado pela Artis – a revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras –, no nº 4 de 2005, podem encontrar-se, ainda em grande esboço, várias referências a esta problemática, na qual estamos agora a trabalhar.

Embora o façamos com mais profundidade, do que ficou em Monserrate, uma nova história, o assunto é extremamente amplo, e permite inúmeras abordagens. Se somos curiosos, todas elas serão necessárias, para que um dia se possa esclarecer, com mais rigor e profundidade (ou, o que era desejável - na máxima dimensão), a relação entre Arquitectura e Teologia; entre Arquitectura e Filosofia.

A informação de que Christopher Wren não foi insensível, a alguns ataques que teve, vindos do Conde de Shaftesbury (do third Earl of Shaftesbury - Anthony Ashley Cooper), que fora o autor de uma carta manuscrita, que circulou em 1712 - Letter Concerning the Art, or Science of Design, é um dos pontos que se pode encontrar no nosso artigo.

Ver - Monserrate: O Estranho e Requintado Orientalismo do Palacete Neogótico. 

Artis, Índice em:

http://www.fl.ul.pt/unidades/institutos/iha/Artis/images/Artis-04-2005.pdf

Quanto a imagens,

procuramos obras com uma esfera armilar, de preferência pintura,...

(e não os azulejos do Palácio da Pena)


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