Se em Nov.-Dez. de 2001 Maria João Neto nos disse que era preciso compreender as "Origens do Gótico", para compreender a Arquitectura do Palácio de Monserrate. Agora somo nós que dizemos, que só se compreende a Arte do mundo ocidental, de génese cristã, se percebermos que existiu uma "Iconoteologia" que tem estado «adormecida», ou, praticamente ignorada!
É impossível falar de Cultura Visual, mesmo hoje, se não conhecermos com detalhe a história – que passa pela origem – das imagens que nos rodeiam. Estão por toda a parte: nos centros históricos das cidades, nos livros, nos museus, nos edifícios antigos (e até mesmo nos novos). E essa iconografia entra «olhos dentro». Sem nos darmos conta, inconscientemente formamos ideias, e adquirimos noções (ou esboços de...), que vão ficando «armazenadas», prontas para entrar em acção.
Mas porque tudo tem uma história, houve um antes, uma evolução e um depois. Por isso parece importante trazer essas imagens ao consciente, e estudá-las. É muito?
Re: É. Porém é fascinante; sobretudo é muito útil.
Torna-se inútil conhecer, por vezes quase milimetricamente, a «anatomia» das catedrais românicas e góticas; sem entender o sentido dessas formas, que as concretizaram. Os verdadeiros motivos, e as razões estruturais, que as ergueram e mantêm de pé.
Quando os estilos foram estudados e sistematizados, em especial no século XIX, depois do espírito enciclopedista, pairava uma vontade, fortíssima, de tudo «taxonomizar». E foi isso que passou à História da Arquitectura.
Mas as obras que os artistas produziram não são organismos vivos, ou o resultado de uma evolução da natureza. Embora se possam estabelecer interessantes aproximações, pontuais.
Repare-se como no Palazzo Vechio de la Signoria em Florença estão vãos, que foram a base que os arquitectos J. T. Knowles trabalharam, e se podem ver no Palácio de Monserrate em Sintra. O seu desenho, como escrevemos, nasceu de um Ideograma *.
* Ver Monserrate uma nova história, op. cit., p. 36, onde escrevemos: "...fez-se de um novo modo, quando se transpuseram as formas dos Ideogramas, primeiro em portas e tímpanos..."
Ver artigo no Site da Associação Amigos de Monserrate, em: http://amigosdemonserrate.com/sites/amigosdemonserrate.com/files/conferencia_vitoriana.pdf