Apetece responder a lembrar os perfumes!
Daqueles que enchem o ar de cheiros, nem sempre os melhores..., mas de propósito, para que esses odores se sobreponham aos outros:
Aos cheiros bons que são muito ténues; às nuances frágeis de que sai um cheiro a limão, a tomilho... Ou, enfim, será a linho, a limpo e a lavado?
Como estamos numa de metáforas, o limpo e lavado faz todo o sentido.
Depois, se Setembro é o mês dos cheiros, com as variações de temperatura e o ar mais fresco que vem do mar, este meio de Agosto, na hora da maré vazia já anuncia o Setembro que está para vir.
É para os mais sensíveis? É... são esses que gozam (e sentem) o tempo que passa.
Tal como gozam muitas imagens e detalhes arquitectónicos, que só alguns desses entendem e ainda interligam:
Telhados de Tesouro* (ou «de tesoura» como alguns memorizaram); Mansardas, ou até a "Tampa da Arca de Noé", são elementos que também lembram os perfumes. Ou lembram ainda o "blend" de um chá.
Porque são formas, ou ornamentos - à semelhança da função que têm os ingredientes (nos sabores e nos perfumes) - que constituem os elementos essenciais dos Estilos Arquitectónicos.
Já escrevemos sobre tudo isto, e muito mais**, e há quem queira continuar a ignorar e a esconder.
Pobre país de DOUTORES!
~~~~~~~~~~
*Conforme Orlando Ribeiro explicou a designação.