... mais se bate no mensageiro. Mesmo que não tenha as costas quentes!
Continuação do post de ontem.
Se autores Renascentistas - caso de António Rodrigues, que viveu no século XVI (c. 1520-1590), como é explicado por Domingos Tavares e João Pedro Xavier - se debruçaram sobre a Iconografia mais característica do Gótico, algo não bate certo nas «Ciências da História da Arte e da História da Arquitectura», como vêm a ser ensinadas.
Aliás, de Sobrevivências do Gótico, ou mais genericamente, das sobrevivências de uma Iconografia nascida muitos séculos antes e sempre retomada, sobre isso temos dito* que informações não nos faltam (vindas sempre de quem sabe Geometria).
Também imagens como esta, que se pode obter junto ao edifício sede da CML, obra do século XIX (1865-80), da autoria de Domingos Parente da Silva, que morreu em 1901**.
No centro da imagem vêem os círculos entrelaçados, ou a Mandorla de que escrevemos desde 2002 - quando esta temática (para nós) se tornou óbvia e extremamente útil.
http://iconoteologia.blogs.sapo.pt/
onde o mesmo tema e Iconografia, são tratados por outros autores, com outras metodologias.
Menos imaginativas e informativas do que as nossas, porém completamente válidas, e sobretudo complementares das nossas.
~~~~~~~~~~
*Dito e apresentado nas provas dos vários Seminários do Curso de Doutoramento.
**Domingos Parente da Silva - autor do edifício - pode não ser (não tem que ser...) o autor dos desenhos do pavimento exterior, do edifício dos Paços do Concelho.