...e não apenas as figuras geométricas?
Para nós o desenho da Mandorla veio a ser também a descoberta da importância de uma série de formas, tradutoras de ideias: Ideogramas que permanentemente deveriam ser colocados em todas as obras. Sobretudo na Arquitectura...
Na imagem do link* clicar sobre a seta, para ver e ouvir a explicação geométrica relativa a um desenho que para nós se tornou muitíssimo mais do que uma simples «chave»: trazendo consigo a compreensão dos Estilos Arquitectónicos Cristãos.
Como vão perceber a BN de França, e os seus responsáveis, não sabem que estão perante a forma que originou o Arco Quebrado, também uma razão essencial para o próprio Estilo, que ficou conhecido para a História como Gótico (apesar de terem sido tentadas outras hipóteses).
Por isso a Mandorla e muitos dos seus sinónimos aparecem com enorme frequência no Românico (que já foi protogótico): quer no interior das igrejas, por exemplo em Capitéis. Quer no seu exterior, nos Portais onde em geral uma grande Mandorla encima a entrada.
Post que dedicamos simpaticamente a todos os Professores Doutores das instituições portuguesas com que temos contactado, e que entendem que este assunto não merece ser investigado (!). Porque, em sua opinião é desprovido de qualquer valor científico, cultural, económico, ou qualquer outro.
~~~~~~~~~~~~