Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
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Dez 12
publicado por primaluce, às 10:00link do post | comentar

No post de 24.11.2010 está (em inglês) o  resumo da nossa tese, e do trabalho publicado pela Livros Horizonte como Monserrate uma nova história

Hoje fica em português.

Resumo:

Em Inglaterra da Idade Média ao Barroco, o Gótico não se perdeu, reaparecendo visível em follies de jardins no Rococó; designou-se Gothick. Em 1750 Horace Walpole decidiu construir Strawberry Hill; seria um “little gothic castle”. A escolha terá nascido nas experiências paisagísticas inglesas, ou influenciada (talvez?) pelo colossal Aqueduto de Lisboa; sabe-se que a correspondência de Walpole o mantinha muito actualizado, com informações de Portugal.

A construção faseada do “gothic castle”, induziu pesquisas histórico-arqueológicas, que se prolongaram; porém a origem do Gótico, permaneceu por esclarecer. Apresentamos uma proposta: Fizeram-se importantes relações entre Teologia e Geometria, e um Organigrama Simbólico tornou-se elemento arquitectónico; este nosso contributo permite caracterizar melhor, Gothic Survival e Gothic Revival.

No século XVIII alguns viajantes do Grand Tour passaram em Portugal. O Terramoto, o Aqueduto, as Abadias de Alcobaça e Batalha eram motivos de atracção. Também o eram as oportunidades de negócio; Gérard Devisme obteve um Monopólio tornando-se milionário, e as suas casas afamadas.

Veraneou em Sintra, construindo um “chateau” na Serra. Monserrate é considerado em Portugal, a primeira passagem do Neogótico à Arquitectura Doméstica. William Beckford habitou-o, tendo-o talvez alterado; quando saiu de Portugal deixou-o.

O local abandonado foi visitado por Byron, e em 1860 outro inglês milionário, refez o palacete com projecto de James T. Knowles. O “estranho orientalismo” que patenteia a obra “High Victorian”, resultou de uma prática arquitectónica culta e actualizada. Como era característica dos Revivalismos Históricos, a mansão sintetizou os contributos recentes de levantamentos arqueológicos.

Em excertos da casa, reconhecem-se imagens da Batalha, do Alhambra e de Veneza, resultantes dos estudos de James Murphy, Owen Jones e outros. Na “arquitectura geral”, seguiu modelos de Inglaterra e ideias de John Ruskin: Monserrate é um “Venetian Gothic Revival”, influenciado por Stones of Venice (1851-3).

Palavras-chave:

Diagrama Medieval, Sobrevivência do Gótico, Aqueduto de Lisboa, Neogótico, Romantismo.

 

Reprodução com inversão de Cores

Almanach Illustrado - Occidente, 1889, p. 35

O "Corridor" de Monserrate - como então se designavam estas Galerias, desde a mais célebre na Villa de Strawberry Hill, que foi de Horace Walpole (1717-1797); construída entre, aproximadamente, 1748 e 1792.

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