Hoje alguém disse - cheio de humor - que vamos dar um grande salto: voltar ao tempo da Pedra Lascada.
Francamente, não sei se nos importamos?
Claro que a Internet, as Pens, os Discos Externos, os Datashows e os Power Points (e muitas mais tralhas*) – " on est d'accord, franchemment" que tudo isso é um admirável mundo novo. Giríssimo, altamente apelativo que não pode não fascinar! Porém, só se exige a esses apoios logísticos um pequeno detalhe, mínimo: Que funcionem!
Por exemplo, que funcionem tão bem como os Agregados Artificiais e as suas vantagens, que vão voltar (amanhã ou depois**)!
Até lá deixa-se o link para um site onde se refere uma casa de Amesterdão que foi remodelada, e cuja organização se fez a partir uma estante (de livros) com 10m de comprimento e 9m de altura. Vejam os desenhos e notem como no R/C foi mantida uma parede, certamente associada ao suporte estrutural da edificação. Parede que entretanto não se vê mais nos pisos superiores. Terá deixado de ser necessária?
No referido site faz-se ainda referência à vida e obra de Gae Aulenti, a Arquitecta-Designer Italiana que transformou o Quai d'Orsay em Museu d'Orsay.
http://www.dezeen.com/2012/11/02/gae-aulenti-1927-2012/
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
*Mas foram aquelas componentes que hoje não funcionavam – por razões muito humanas de falta de manutenção, e não que sejam as culpadas. Já que as pobres daquelas máquinas até são boazinhas...!
**E boazinha e útil também foi a Tecnologia de Materiais que durante décadas ensinámos.
Novas informações sobre Hugo de S. Victor e a sua obra em