... que se colocou no post anterior.
Sobretudo quando o dia de ontem foi dedicado à Literacia, e quando ressaltam por aí inúmeras iliteracias, a níveis elevados, que não deviam existir!
Voltando à pergunta, lembre-se que só podemos ler se soubermos ver.
E ler é ver, retirando resultados muito precisos daquilo que vemos. Não apenas as letras/texto, mas talvez muito mais.
Ler não é apenas ver e reter alguma informação de uma qualquer sinalização visual. Podem por exemplo ser rostos, que também se lêem.
Faces que têm «expressões faciais», que, independentemente das expressões individuais, também são comuns a outros da mesma espécie, e genericamente significantes...
Todos sorrimos e rimos, usando os mesmos músculos. Todos nos zangamos com as mesmas expressões que um qualquer escritor pode descrever por palavras, usando textos, e nestes letras. Enfim, é só lembrar que a Cultura Visual, tem muitos «ramos», ou muitas grafias, como: iconografia, etnografia, caligrafia...
Pela visão, dizem os especialistas, recebemos 80% das nossas informações. Nós acrescentamos agora que, o que se vê é contextualizado (ou «scannerizado» e compaginado) face a outras informações visuais que já temos memorizadas. Assim, depois desta operação de revisão mental do que já vimos e memorizámos, atribuímos depois uma qualquer classificação às imagens novas, às ou mais invulgares e intrigantes que se nos apresentam...
Ilustramos este post com imagens recolhidas no Porto, vêm da área classificada, do centro histórico: