Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
17
Jul 15
publicado por primaluce, às 00:00link do post | comentar

Quando será que há um tempo de qualidade, sabático e livre de preocupações, para acabar de escrever coisas fantásticas que são mal-empregadas para ficarem nestes blogs

 

Quando será que a verdadeira Quilha da Arca de Noé, «eixo estruturante» da Igreja Românico-Gótica pode um dia ver a luz (explicada por quem defende que a Arte Europeia, até 1700-1800, foi uma Iconoteologia*)?

 

Eis um Quid Pro Quo - no verdadeiro sentido - que lembra este mundo de tontinhos em que estamos. De quem (a Orientadora de Estudos Pós-Graduados) sugere a uma aluna  que procure e siga um caminho de investigação, e depois, porque o mesmo foi um sucesso**, então o tema deixa de interessar!

Mundo de tontinhos (tontinha, é aqui o caso) em que se passam/transmitem materiais extraordinários sem a percepção do respectivo valor e da importância que tiveram...?

~~~~~~~~~~~~~~~~

*Explicada por quem tendo percorrido os "Tratados da Arca" de Hugo de S. Victor percebe como se fez a relação Teologia-Imagem-Arquitectura, e vê a imensa e espantosa Beleza dessas associações.

Uma Beleza a que nos rendemos, felizes.

**E vamos procurar os textos que a própria sublinhou,...


mais sobre mim
Julho 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

12
13
14
16

19
20
23
24

26
27
28
29
31


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO