Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
22
Jul 17
publicado por primaluce, às 00:00link do post | comentar

Porque foram já vários os posts em que escrevemos sobre Ovais e Elipses, podemos ver quem mais os visita*

 

E segundo as Estatísticas Sapo, são do Brasil os seus mais assíduos visitantes. O que vem confirmar o «desinteresse» dos indígenas portugas por questões de Ciência: concretamente a Geometria.

Também como esta não era apenas para conformar as edificações - tendo em vista o seu desenho regular e erecto, mas, por ser a Geometria também uma fonte - ou a origem - «dos dizeres» como Hugo de S. Victor um dia a designou.

Aqui estamos há tempos, e já o prometemos, para escrever um, ou vários posts, sobre este tema que consideramos incrivelmente interessante: i. e. sobre a coincidência (temporal) entre a descoberta da elipse como «forma orbital» dos planetas - demonstrado por Képler -, e o aparecimento desta mesma forma na arquitectura (religiosa). 

Claro que já algum (ou alguns outros autores?) se debruçaram sobre este assunto. Porém, no nosso caso pretendemos fazê-lo com documentação e fotografias nossas, ampliando esta temática interessantíssima.

Assim e para já fica esta imagem, acrescida de uma curta nota explicativa:

Elipse-e-projeccão.jpg

As duas setas querem evidenciar um mero acaso (geométrico):

A projecção do elemento construido que tem um óculo (aparentemente elíptico), dada  a hora solar a que a fotografia  foi feita, apresenta-se quase paralela e ortogonal às paredes do Claustro (da Sé de Portalegre).

Curiosamente, a luz que entra por esse óculo, vai desenhar, inteira, no plano horizontal da bancada corrida (e remate da parede inferior), uma nova elipse. Só que esta, e mais uma vez dada a orientação dos raios solares, esta segunda elipse tem o seu eixo maior na horizontal, ao contrário da elipse vertical inicial. 

Porém, e como mostra a fotografia, parece perfeita!

~~~~~~~~~~

*E esses posts são os seguintes:

http://primaluce.blogs.sapo.pt/uma-elipse-nao-e-uma-oval-mesmo-que-365898

http://iconoteologia.blogs.sapo.pt/41511.html

http://iconoteologia.blogs.sapo.pt/igreja-barroca-de-planta-eliptica-96341


mais sobre mim
Julho 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21

23
24
25
26
27
28
29

30
31


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO