Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
26
Jun 14
publicado por primaluce, às 20:00link do post | comentar

... são directamente legíveis e interpretáveis.

 

No passado, no presente, construídos, desenhados ou pintados, serão todos compatíveis e associáveis, em simultâneo*?

Da história de um percurso que (em 2013) nos fascinou pelo seu surpreendente carácter «italianizante», ao questionar da legitimidade e validade de certas intervenções, na rua e no espaço público, são várias as informações e os materiais, actualizadíssimos, que hoje trazemos. Pondo em confronto o actual Presentismo**, que nega o passado e a História das sociedades actuais. Um Presentismo colocado frente ao Património Cultural (aqui urbano e arquitectónico) – que a todos diz muito, até mesmo ao nível da própria afectividade: 

É o passado e os seus valores que nos deixaram pais, avós e todos os outros que os antecederam, quiçá reduzido ou desfavorecido, pelo referido Presentismo?

Será que no nosso caso, visto que esse é o objectivo dos nossos blogs, o que escrevemos e temos investigado está a contribuir para valorizar o Património? O tal Presentismo, será que se sente incomodado pela força de alguns dos nossos argumentos?

Assim como pelos materiais (os Historiadores da Arte ignoram a sua existência) que temos trazido à luz do dia: como sucede concretamente com várias informações vindas do Pseudo-Dionísio, também conhecido por “o Areopagita”?

Perguntamos, mas por nós temos respostas...***

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

*http://portalegrecultural.pt/interpretacoes-e-interaccoes-urbanas-na-cidade-de-portalegre/

http://www.urbancreativity.org/

**http://pt.wikipedia.org/wiki/Presentismo

http://espectivas.wordpress.com/2007/03/12/presentismo-historico/

***Que nos são dadas por quem ainda tenta esconder o sol com a peneira; Ou também as peneiras do que eles próprios se dizem, e julgam...


mais sobre mim
Junho 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
13
14

15
17
18
19
21

22
23
24
25
27
28

29
30


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO