Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
15
Ago 14
publicado por primaluce, às 00:00link do post | comentar

Está tudo ligado, inclusive as «metodologias» do ensino superior, ou os modos de banqueiros e políticos. Como muitos (quase todos...?) vêm a proceder da mesma maneira.

 

Enfim, no início deste post poderíamos já acabar: reafirmando que não foi para escrever de Moral, de Ética ou de Religião no século XXI que fizemos este blog.

Mas sim, tão simplesmente, para explicar como os valores tradicionais e antigos, que provinham da Religião - mais precisamente do Cristianismo que  um Imperador Romano decidiu declarar Religião de Estado; como nesse conjunto de valores (se quiserem uma nebulosa, ou mais precisamente numa cloud onde muito se conglomera) estavam, em posição de predominância, a saber: a Moral, a Ética, e ainda até, Sinais de Nobreza (sobretudo da Nobreza de Espírito).

Em Outubro de 2010, foi para explicar como todos esses valores que desde o século IV d. C. passaram a «comandar a sociedade» e se transformaram em sinais visíveis - a que muitos chamam símbolos (e estão na Sigilografia, em toda a Arte e portanto também na Arquitectura) - que  decidimos ser essencial passar a escrever.

Também sabemos hoje que há tectos (e depois no exterior das edificações os telhados) que traduziram o sentido de Justiça Real. De quem por isso - como Salomão - era o mais alto representante de Deus entre os seus homens: algo que está expresso com grande clareza, por exemplo, em vários tectos do Palácio da Vila de Sintra, e não apenas no Tecto dos Brazões...  

Como é explicado por Vítor Bento - num livro cuja capa está aqui - nos nossos tempos, depois da religião não surgiram outros valores que «dignificassem» as pessoas. Os bens materiais e a riqueza tomaram o lugar dos antigos sinais de nobreza (dizemos nós, ou ainda do que foram sinais da realeza*).

Leiam se quiserem compreender melhor; caso contrário deixem-se estar... pois viver na ignorância, para muitos, também é bom!

Curtam-na!

Da destruição do país por Acção, Inacção e Injustiça alguns já sabiam, só que agora vem nos jornais

Para que todos a vejam...

 


mais sobre mim
Agosto 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
14
16

17
19
20

24
26
27
29
30

31


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO