Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
29
Abr 14
publicado por primaluce, às 00:00link do post | comentar

... de que este país está repleto.

 

Eis um artigo muito interessante que se aconselha, por ser capaz de nos fazer sentir transportados para outro local (e talvez ainda a lembrar Marcel Proust?)

Sobretudo pela forma como os ambientes são descritos, por quem, quiçá apaixonadamente - ou como um Esteta? -, parece ter todos os sentidos à flor da pele...

Sendo capaz depois, tão inspiradamente, de encontrar as palavras certas para reproduzir o que foi sentindo no seu percurso físico e lhe «passou» na corrente da consciência. 

A imagem seguinte foi feita no Museu das Tapeçarias de Portalegre, que em nossa opinião merece - absolutamente - ser visitado**.

Claro que é uma visita cultural...

...já que é - como alguém nos disse (e estamos de acordo) - uma espécie de Museu de Arte Moderna (lisboeta).

Por corresponder a conjuntos de intenções visuais/desenhadas que iam para Portalegre em cartão, em projecto ou num draft de artistas, e aí ganhavam cor, assim como a expressão e dimensões finais. As referidas obras voltavam de lá depois - em lã, e em geral para alguns dos melhores edifícios da capital e do país - tal e qual (como se supõe...!) tinham sido imaginadas pelos respectivos autores.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

*http://portalegrecultural.pt/portalegre-um-paraiso-desperdicado/

**Ficando perto dos locais que Lúcia Papafina descreve.


mais sobre mim
Abril 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
12

13
15
16
18

21
23
24

28
30


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO