Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
14
Nov 17
publicado por primaluce, às 00:00link do post | comentar

Sobre a técnica de Richard Feynman

 

É que ainda a propósito do assunto Origens do Gótico, que a nossa orientadora fez questão que conhecêssemos, para segundo ela "se poder compreender Monserrate"; note-se que desde então ficámos totalmente convictos, da importância do rabiscar, e do fazer esquemas, para conseguir visualizar as ideias difíceis, ou as mais complexas.

Desde essa data pudemos perceber como esquemas das ideias essenciais do Cristianismo*, se vieram a tornar, mais tarde, em ornamentos e iconografia dos estilos arquitectónicos.

O desenho de alguns arcos, terá correspondido a uma «moldura apologética», que tinha nascido de um doodle e depois se transformou em Ideograma---->mais tarde em Emblema------> e um dia em Arco (ou outro elemento arquitectónico).

Sendo que esses arcos, estiveram primeiro em relevos esculpidos, de pequenas dimensões: como por exemplo em dípticos e em túmulos. E só no fim de um processo evolutivo, se tornaram elementos de suporte (efectivos) integrantes dos edifícios.

túmulo rainha santa 002.jpg

Acima o túmulo em pedra de Isabel de Aragão, a Rainha Santa, atribuído a Mestre Pêro, c. 1330, Coimbra, Igreja de Santa Clara-a-Nova**.  Seguem-se excertos que ampliámos, a sublinhar a sua beleza, mas também para evidenciar as arcadas (molduras) em que diferentes figuras, ou cenas bíblicas, foram inseridas. Para traduzir a ideia de que se tratam de Santos, que acreditam ou acreditaram num Deus trino, como está expresso nos arcos em trifoil (ou trifoliados) abaixo.

túmulo rainha santa 006.jpg

túmulo rainha santa 004.jpg

Mais tarde foram construídos esses arcos (trifoliados - i. e., condizentes com a noção de Deus, mais aristotélica, vinda de S. Tomás de Aquino), em obras de toda a Europa:

Existem no Mosteiro da Batalha, e também em edificações e Palazzos de Veneza - como o Palácio dos Doges -, que Monserrate, em Sintra, e desde o século XIX, recria.  

 ~~~~~~~~~~~~

*Por exemplo, diferentes expressões de dogmas sobre a unicidade e a trindade do Deus cristão: concepções que evoluíram ao longo do tempo, geraram diferentes Ideogramas, e estes diferentes Arcos (em épocas diferentes)

**Informações e fotos em detalhe vindas de História Religiosa de Portugal, dir. D. Carlos Azevedo, edição Temas & Debates, Lisboa 2004, vol. I, pp. 472-473.


mais sobre mim
Novembro 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

12
15
18

20
21
24
25

26
27
28
29
30


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO