Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
23
Jun 15
publicado por primaluce, às 00:00link do post | comentar

... que não nos esforçámos.

 

Claro, a explicar ao IADE o que se encontrou, e aquilo cuja investigação devia prosseguir. Por interessar ao país - à Ciência - porque traz/arrasta uma grande série de enormes inovações.

Mas também, sobretudo, por ser muito mais da Área Cientifica da Imagem (na sua relação, que é de imediatismo com o cérebro e o Pensamento); do que apenas da área científica da história - que, é mais lenta, ou menos imediata, porqueo texto energiza o pensamento mais devagar (do que a imagem)*.

Note-se que a correspondência mental entre as Imagens e as Coisas a que se referem, por vezes (aliás, muitas vezes), é directa; já as Palavras (ou as designações) que nomeiam as Coisas, nessa sua correspondência a palavra é um meio - um intermediário - que dizemos funcionar em slow motion.

E se for a palavra escrita é-o ainda mais (lento), pela intermediação de mais um referente, ou sistema de referentes que são os caracteres/sinais do alfabeto, sistema de referentes que pretende fazer a ligação, ou a correspondência mental, que irá designar a Coisa em causa.

Não é simples... 

Mas sem que se perceba para quê - qual o verdadeiro objectivo do actual estado de negação, que vem desde 2008...? - enquanto nos esforçámos em vários sentidos, o IADE destrói-se um pouco mais todos os dias?

the pencil of a painter.jpg

 (clic para legenda, leia tamanho 654X950)

~~~~~~~~~~~~~~~~~

*Querem um óptimo exemplo? Ver imagem acima, a página 30 da tese de mestrado de Maria João Baptista Neto, e nos sublinhados a razão de James Murphy ter vindo a Portugal fazer o levantamento do Mosteiro da Batalha, porque alguém tinha escrito: “It requires the pencil of a painter, rather than the pen of description to give an idea of it to one who was (sic) not seen it.”


mais sobre mim
Junho 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10


21

29
30


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO