Inspirado na Nova História (de Jacques Le Goff) “Prima Luce” pretende esclarecer a arquitectura antiga, tradicional e temas afins - desenho, design, património: Síntese pluritemática a incluir o quotidiano, o que foi uma Iconoteologia
12
Mar 15
publicado por primaluce, às 00:00link do post | comentar

Ao estudar Monserrate e a respectiva arquitectura, era impossível - incontornável, absolutamente - não adquirir informações sobre Horace Walpole.

 

Vamos buscá-las agora, de novo, porque faz todo o sentido quando se pensa na Cultura Inglesa e a sua projecção para territórios coloniais: concretamente para os USA.

Quando desde 2005, e apesar de todos os nossos apelos, o IADE ignorou as nossa investigações que estão em Monserrate uma nova história, ao fazê-lo ignorou tudo: Quer o que tem a ver com a Historiografia do Gótico, e a importância do que se encontrou; mas também vários temas que são muitíssimo caros às elites culturais (Inglesas e Norte-Americanas, principalmente).

Concretamente sobre as incursões de ingleses, e depois, na sua continuidade também de estudiosos norte-americanos, que continuam - tal e qual como os viajantes do Grand Tour, a quererem conhecer «as melhores fontes» do saber europeu e mundial.

Nós tivemos a sorte - e estão nos nossos estudos de Monserrate - de encontrar importantes informações que hoje se encontram na The Lewis Walpole Library. Naquele que é um reputadíssimo centro de estudos, essencial para o conhecimento do século XVIII:

Não apenas inglês mas europeu e norte-americano

http://www.library.yale.edu/walpole/

Bull_TP.jpg

 Imagem de: http://www.library.yale.edu/walpole/images/research/Bull_TP.jpg

Consultas bibliográficas

Segundo a Google o termo Horace Walpole empregámo-lo 35 vezes 

Depois, se o IADE esconde a Google mostra, sendo - parece - mais eficaz

http://casamarela.blogs.sapo.pt/as-argolinhas-de-um-dos-espacos-mais-4998

 


mais sobre mim
Março 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
13

15
17
21

22
24
25
26
27
28

29


arquivos
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO